Topo

Papa Francisco destaca sensibilidade da mídia e "abençoa" cão-guia de jornalista

Papa Francisco afaga o cão-guia Asia - AP
Papa Francisco afaga o cão-guia Asia Imagem: AP

Fernanda Calgaro

Do UOL, na Cidade do Vaticano

16/03/2013 09h33Atualizada em 16/03/2013 09h48

Em uma audiência com a mídia neste sábado (16), o papa Francisco agradeceu o trabalho dos mais de 5.500 jornalistas mobilizados para a cobertura do conclave e da sua eleição, destacando que é um tema que exige “sensibilidade”.

Durante o breve encontro no Vaticano, em que a reportagem esteve presente, o pontífice abençoou pessoalmente alguns jornalistas e, ao afagar o cão-guia Asia, que acompanhava o radialista Alessandro Forlani, deficiente visual, causou certa comoção no auditório, que respondeu com um “oh”.

“Quando me chamaram para subir ao palco para receber a bênção do papa, tentei pensar em algo para dizer, mas, na hora, com a emoção, não saiu”, afirmou Forlani.

Francisco ressaltou o papel da mídia em ajudar o público a entender acontecimentos complexos que, segundo ele, têm uma lógica “que não é mundana e não é fácil interpretá-los para um público vasto”.

O pontífice afirmou ainda que a Igreja é uma instituição histórica que não tem uma natureza política, mas religiosa. 

Sorridente e simpático, Francisco falou uma parte de improviso, brincando com os profissionais da imprensa: "Vocês trabalharam, não?". De uma das jornalistas escolhidas para cumprimentá-lo, Francisco recebeu um mate argentino, semelhante a um chimarrão gaúcho.