Topo

Brasil e México eliminam visto para viagens de até 6 meses de duração

Do UOL, em São Paulo

18/03/2013 18h21

Os governos do Brasil e do México retomaram um acordo que elimina a necessidade de vistos em viagens de curta duração por cidadãos dos dois países, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) em nota divulgada nesta segunda-feira (18).

Pelo acordo, cidadãos brasileiros poderão permanecer no México, sem visto, por até 90 dias, renováveis pelo mesmo período --o mesmo vale para mexicanos que ingressarem no Brasil. O tempo máximo de permanência por ano, sem visto, é de 180 dias tanto para brasileiros, quanto para mexicanos.

O termo foi assinado em 23 de novembro de 2000, mas foi suspenso a partir de outubro de 2005. Na época, a decisão de suspender a eliminação dos vistos partiu do México, que foi pressionado pelos Estados Unidos. O governo norte-americano via no acordo um incentivo para o ingresso ilegal de brasileiros aos EUA.  Em resposta, o Brasil também suspendeu, em 2005, a eliminação de vistos para mexicanos. 

Segundo o Itamaraty, os governos dos dois países decidiram conjuntamente retomar o acordo.

Data indefinida

Ainda não foi definida uma data para que a regra entre em vigor, mas o Itamaraty acredita que será “no mais breve prazo possível.”

Na nota divulgada hoje, o Itamaraty cita os grandes eventos realizados no Brasil nos próximos anos como atrativos para os mexicanos.

“O governo brasileiro saúda particularmente a possibilidade de que cidadãos mexicanos possam viajar ao Brasil, sem a necessidade de obterem previamente o visto de entrada, para assistir aos grandes eventos de 2013 (Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude), 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíadas e Paraolimpíadas)”, diz o texto.

Ainda segundo a pasta, o comércio entre Brasil e México cresceu 244% de 2002 a 2012, chegando a US$ 10 bilhões, 11% a mais que em 2011. O Itamaraty informa que, em 2012, o Brasil foi o oitavo parceiro comercial do México.

O México, por sua vez, se tornou o décimo parceiro comercial do Brasil no ano passado. Para o Itamaraty, a eliminação dos vistos “estimulará ainda mais as relações entre os dois países, beneficiando diretamente os turistas e aqueles que viajam a negócios.”