Topo

Israel é alvo de ataques durante visita de Obama; país acusa Gaza

Do UOL, em São Paulo

21/03/2013 03h48Atualizada em 21/03/2013 05h22

Dois foguetes atingiram o sul de Israel, nesta quinta-feira (21), segundo dia da visita oficial do presidente americano, Barack Obama, ao país. Segundo a polícia israelense, os ataques ocorreram às 7h15 locais (2h15 de Brasília) e são provenientes da faixa de Gaza. A informação é da agência AP.

De acordo com Micky Rosenfeld, porta-voz da polícia israelense, um dos foguetes explodiu no jardim de uma casa na cidade fronteiriça de Sderot, e o outro atingiu uma área desabitada em Shaar Hanegev. Nenhum dos dois causou vítimas.

O presidente Barack Obama se encontra em Jerusalém e deve visitar a cidade de Ramallah, na Cisjordânia, ainda nesta quinta-feira (21). Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques.

Esta é a primeira visita de Obama a Israel como presidente dos EUA. Em 2008, ainda como candidato, Obama visitou Sderot, região que é frequentemente alvo de ataques da faixa da Gaza. 

Encontro com autoridades palestinas

Nesta quinta-feira (21), Barack Obama será recebido na Cisjordânia pelo com o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, e com o primeiro-ministro, Salam Fayyad.

O presidente americano já declarou que defende a coexistência de Estados judeu e palestino, disse que "a paz deve chegar à Terra Santa" e reafirmou a "eterna aliança" e o "laço inquebrantável" que une Israel e os Estados Unidos 

"A paz deve chegar à Terra Santa. Nunca perderemos a visão de um Israel em paz com seu vizinhos", afirmou.

Obama também disse que "deve haver um "Estado palestino soberano" convivendo com "um Estado judeu com sua segurança garantida". (Com Efe e Reuters)