Topo

Estudantes indianos criam roupa íntima antiestupro que dá choques

Do UOL, em São Paulo

03/04/2013 17h54

Três estudantes indianos criaram uma roupa íntima feminina com dispositivo antiestupro que tem GPS e pode dar choques nos agressores. O aparelho, ligado a uma lingerie por fios, é um dos ganhadores do prêmio indiano de tecnologia Gandhian Young Technological Innovation Award.

Manisha, uma das idealizadoras do produto, disse ao jornal "Times of India" que o mecanismo tem GPS integrado, é sensível à pressão, é capaz de emitir até 82 choques de 3.800 kV e pode mandar mensagens de texto para familiares e polícia em casos de emergência.

Os circuitos que podem emitir choques ficam localizados perto da região dos seios porque, segundo pesquisas citadas pelos estudantes, esta é a área que costuma ser atingida primeiro durante agressões.

Os jovens criadores estudam na universidade SRM, em Chennai: Niladri Basu Bal é estudante de engenharia aeronáutica e Manisha Mohan e Rimpi Tripathi cursam engenharia de controle e instrumentação.

Eles defendem no projeto do produto que “legisladores demoram muito para inventar leis e, mesmo assim, mulheres estão em perigo. Portanto, nós promovemos a ideia de autodefesa que protege a mulher do abuso em casa, na sociedade e no trabalho”.

“Usamos tecnologias que são utilizadas no cotidiano (GPS, GSM, sensores de pressão) em nosso produto para entregar uma solução simples para um problema sério em nossa sociedade”, dizem.

A organização que premiou o produto avaliou que ele ainda precisa ficar mais compacto. Os jovens planejam integrar funcionalidade Bluetooth ao aparelho para conectá-lo a smartphones para ele emitir mensagens de texto mais rapidamente.

Em dezembro de 2012, o estupro de uma jovem de 23 anos em Nova Déli provocou protestos populares e um debate sem precedentes sobre a situação da mulher na Índia.

Desde então, a imprensa indiana publica diariamente denúncias de violações registradas em todo o país.