Topo

EUA recuaram com medo de provocar ainda mais a Coreia do Norte, diz jornal americano

Do UOL, em São Paulo

06/04/2013 06h00

O governo norte-americano recuou na decisão de mostrar seu poderio militar na península coreana com medo que fosse provocar ainda mais a Coreia do Norte, segundo o jornal "The Wall Street Journal". 

Há poucas semanas, um avião B-52, capaz de transportar uma bomba atômica, aviões B-2 e F-22, todos norte-americanos, sobrevoaram a Coreia do Sul, como forma de demonstrar a força que os Estados Unidos ainda exercem no país. 

No entanto, o governo norte-americano avaliou que a ação pode ser “mal-interpretada” pela Coreia do Norte e decidiu, por enquanto, suspender novas demonstrações e exercícios militares na região. 

Para o pesquisador em segurança global Jim Walsh, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ouvido pelo site "Global Post", não é ainda possível dizer se os Estados Unidos exageraram e realmente provocaram os norte-coreanos.

Segundo Walsh, a mensagem norte-americana foi clara. “Os Estados Unidos quiseram dizer 'ei, você sabe que nós podemos alcançá-lo e tocá-lo; cuidado com o que deseja'”, afirmou.

Walsh contou que pela primeira vez os Estados Unidos sobrevoaram a Coreia do Sul com aviões com capacidade de transportar bombas atômicas. Além disso, os americanos também disseram, em uma coletiva, que as ações tomadas no país foram importantes para evitar que os sul-coreanos “tomem uma ação unilateral”. 

“Já vimos essa tensão antes. Mas, desta vez, a demora da tensão, a intensidade da retórica e as novas ações decididas pelos novos líderes deixam tudo mais assustador, francamente”, afirmou.