Topo

Rappers chavistas fazem vídeo para lembrar 11 anos de golpe na Venezuela

Do UOL, em São Paulo

11/04/2013 17h31

Uma organização cultural venezuelana chamada ‘Causa’ publicou em seu site e também em seu perfil no YouTube, nesta quinta-feira (11), o vídeo ‘No volverán’ (Não voltarão), em que os rappers chavistas Gregory Palencia, Zapato MC e Dejavu cantam para lembrar o golpe de Estado de 11 de abril de 2002.

Em "No volverán", rappers chavistas lembram golpe de 2002

Há exatos 11 anos, milhares de opositores deixaram a sede da PDVSA (estatal de petróleo do país) e foram ao palácio presidencial para pedir a renúncia do então presidente venezuelano Hugo Chávez, após uma sequência de demissões. Os manifestantes se confrontaram com um grupo de chavistas e o embate teve como resultado 19 pessoas mortas e cerca de cem feridas. O presidente Chávez foi deposto no dia seguinte, mas voltou ao cargo com o apoio de militares dois dias depois.

No vídeo, com pouco menos de cinco minutos de duração, os rappers dizem, em diferentes trechos: “nossa voz não calará. O povo está consciente do que é e do que foi. A juventude não está adormecida, despertou há muito tempo. Somos pátria, socialismo...”.

A organização ‘Causa’, com 5.000 seguidores no Twitter e quase 27 mil no Facebook, tem como objetivo “apoiar a cultura alternativa na Venezuela e difundir o que está nascendo dos jovens venezuelanos”.