Topo

Polícia de Boston pede que moradores evitem sair de casa

Do UOL, em São Paulo

15/04/2013 18h30

A polícia de Boston (EUA) recomendou que os moradores da cidade não saiam de casa por enquanto. A recomendação veio após a confirmação da ocorrência de uma terceira explosão nesta segunda-feira (15), após as duas explosões que mataram duas pessoas e deixaram dezenas de feridos na linha de chegada da Maratona de Boston.

A terceira explosão aconteceu na Biblioteca Presidencial JFK, onde fica o memorial e um museu em homenagem ao ex-presidente norte-americano John F. Kennedy. O pânico se espalha pelos Estados Unidos, bem como o reforço de segurança contra possíveis atos terroristas. Voos já foram atrasados em alguns aeroportos em decorrência dos incidentes de Boston.

A explosão na biblioteca aconteceu por volta das 17h30 (horário de Brasília), quando as duas explosões na reta final da maratona ainda estavam sob investigação.

A biblioteca, que fica a cerca de 4,8 quilômetros da linha de chegada da maratona, abriga o memorial e um museu em homenagem ao ex-presidente norte-americano John F. Kennedy. Ainda não há informações detalhadas sobre o incidente. Autoridades policiais tratam as explosões como um processo ainda em acontecimento.

Aproximadamente três horas depois que os vencedores finalizaram a maratona, a primeira explosão aconteceu próxima a um hotel na Boylston Street, logo antes da linha de chegada. Antes da tragédia, a prova masculina foi vencida pelo etíope Lelisa Desisa, e a queniana Rita Jeptoo ficou com a vitória no feminino. Mais de 40 pessoas ficaram feridas, segundo a emissora de TV CNN.

A segunda explosão aconteceu segundos depois da primeira, no mesmo local. Mais tarde, na Biblioteca JFK, aconteceu a terceira. Outros dois artefatos explosivos não detonados foram encontrados e desarmados nas proximidades do local das primeiras explosões, segundo oficiais do serviço de inteligência da polícia. .

Espectadores foram socorridos pelo serviço médico disponível no local para atender aos corredores exaustos. 

O Consulado do Brasil  em Boston está de prontidão para eventual necessidade de atendimento a brasileiros. Mas, até agora, ainda não houve nenhum pedido de ajuda ou de emergência. 

(com agências internacionais)