Topo

Explosão em fábrica no Texas matou cerca de 35, diz prefeito a jornal

Do UOL, em São Paulo

18/04/2013 20h46Atualizada em 18/04/2013 21h47

A explosão em uma fábrica de fertilizantes em West, no texas (EUA), na noite desta quarta-feira (17) matou cerca de 35 pessoas, disse o prefeito da cidade, Tommy Muska, em uma entrevista nesta quinta (18) ao jornal norte-americano USA Today. O número não foi confirmado pela polícia, ainda segundo o jornal.

Inicialmente, a imprensa dos EUA e as agências de notícias informaram entre cinco e 15 mortos. Há, ainda, mais de 160 feridos.

Entre os mortos estão cinco bombeiros voluntários, quatro funcionários de uma empresa e um bombeiro de Dallas que tentou ajudar. Segundo o prefeito, nem todos os corpos foram localizados, mas todos já são considerados mortos --por isso o número ainda não é definitivo. Também há duas pessoas que ajudavam a apagar o fogo logo no início e acabaram morrendo.

Os outros mortos são moradores de casas vizinhas à área de quatro quarteirões devastados pela explosão, cuja força foi suficiente para destruir casas, prédios, escolas e um asilo localizados nos arredores da fábrica. A detonação foi ouvida a quilômetros de distância e provocou uma bola de fogo de cerca de 30 metros de diâmetro sobre o local.

Até o momento, a polícia trata o caso como uma explosão acidental e não vê conexão com os atentados à Maratona de Boston, que deixaram três mortos e 176 feridos na última segunda-feira (15), nem com o envio de cartas com substância tóxica à Casa Branca e ao Senado.

A presença de nitrato de amônia no local da explosão ainda torna a região instável, informou a polícia local.

Fábrica que explodiu no Texas fica próxima a escolas e hospital

A explosão no Texas ocorreu por volta das 20h (22h em Brasília) de quarta-feira (17), na cidade de 2.700 habitantes que fica a 190 km da capital do Estado, Austin.

Segundo o jornal "The New York Times", um incêndio atingia a fábrica de fertilizantes antes da explosão. "O fogo se espalhou, atingiu um dos tanques que contêm produtos químicos para tratar os fertilizantes, e houve essa explosão, cujos danos são de grande extensão", disse  o congressista Bill Flores, do Texas.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo causado pela explosão foi equivalente a um terremoto de magnitude 2,1 na escala Richter (fraca intensidade).

Reconstrução

Enquanto as buscas por sobreviventes continuam, alguns moradores da cidade já começam a se mobilizar para a próxima tarefa: a reconstrução do que foi consumido pelas chamas.

Pelo Twitter, Stacy Webre, uma estudante de pós-graduação da Texas Southern University, lamentou que sua casa tenha sido destruída na explosão, mas comemorou o fato de que todos da sua família estavam bem. "Posso não ter mais minha casa, mas tenho minha família e minha fé. Deus abençoe nossa pequena cidade", escreveu..

"Estou com medo de ver tudo o que acaba de acontecer. Mas vamos construir tudo de novo", escreveu Baylie Norman no Twitter. "A reconstrução começa amanhã", postou outro morador, Cole Anderson, no microblog.