Topo

Suspeito de atentado em Boston sai do hospital e vai para a prisão

Do UOL, em São Paulo

26/04/2013 07h52Atualizada em 26/04/2013 08h16

Dzhokhar Tsarnaev, 19, suspeito de ter matado três pessoas e ferido mais de 200 em um atentado na Maratona de Boston no último dia 15, foi transferido do hospital onde estava internado para uma prisão.

Saiba mais sobre os russos suspeitos dos ataques em Boston

  • Os dois suspeitos apontados pelo FBI como responsáveis pelas explosões da Maratona de Boston foram identificados como sendo os irmãos Dzhokhar A. Tsarnaev (à dir.),19, preso pela polícia, e Tamerlan Tsarnaev, 26, morto após tiroteio. Os dois são russos, provenientes de uma região próxima à Tchetchênia, e residentes legais nos Estados Unidos há no mínimo um ano.

O suspeito vai ficar preso na penitenciária hospitalar de Fort Devens, em Massachusetts, segundo o porta-voz dos U.S. Marshals, divisão do Departamento de Justiça dos EUA. O local é uma prisão federal para detentos que necessitam de atendimento médico contínuo ou com problemas mentais. 

O irmão de Dzhokhar, Tamerlan Tsarnaev, 26, foi morto pela polícia durante uma perseguição no último dia 18. Os dois foram identificados pelo FBI --a polícia federal dos Estados Unidos-- como suspeitos do atentado em Boston por uma imagem de vídeo captada por uma câmera de segurança de uma loja próxima ao local de explosão da segunda bomba.

No dia 19 de abril, Dzhokhar foi preso após uma caçada cinematográfica, mas ficou ferido e foi levado ao hospital Beth Israel Deaconess Medical Center.

Seu estado de saúde melhorou na última terça-feira (23). Quando foi internado, seus ferimentos eram tão graves que o impediam de falar com investigadores. Por isso, os primeiros depoimentos foram escritos.

Nova York

Os suspeitos do atentado na Maratona de Boston tinham a intenção de acabar com o resto de explosivos que ainda tinham na Times Square, em Nova York. A informação foi confirmada na quinta-feira (25) pelo prefeito nova-iorquino, Michael Bloomberg.

Dzhokhar afirmou  que discutiu com Tamerlan a possibilidade de explodir uma bomba na Times Square, praça que é um dos principais pontos turísticos de Nova York.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, afirmou, em uma entrevista coletiva, que recebeu a informação do FBI na noite de quarta-feira (24).

Segundo Bloomberg, os suspeitos já tinham até mesmo os explosivos prontos para o ataque. "Nova York continua sendo um dos alvos principais daqueles que odeiam os Estados Unidos", afirmou o prefeito.

Kelly contou que Dzhokhar esteve duas vezes em Nova York no ano passado, uma em abril e outra em novembro. No entanto, ele não soube dizer que as visitas tinham alguma relação com o atentado.