Topo

Incêndio em fábrica de roupas mata ao menos oito pessoas em Bangladesh

Do UOL, em São Paulo

09/05/2013 02h24Atualizada em 09/05/2013 11h35

Ao menos oito pessoas morreram em um incêndio em uma fábrica de roupas em Dacca (Bangladesh) nesta quinta-feira (9), segundo a Reuters. O caso acontece duas semanas após o desabamento de um prédio que abrigava fábricas têxteis na mesma cidade que deixou mais de 900 mortos.

De acordo com as fontes, o incêndio aconteceu na fábrica Tung Hai Sweater, situada no bairro de Mirpur, enquanto as vítimas se encontravam no nono andar de um edifício de 11.

As primeiras pesquisas apontam que as vítimas desmaiaram ao inalar a fumaça provocada pelo incêndio. De acordo com a imprensa local, a fábrica havia passado por uma reforma de seu sistema elétrico poucos dias antes do incêndio.

  • Após desabamento de prédio matar quase 1.000 em Bangladesh, fogo em confecção mata oito


Entre os falecidos estão o diretor da empresa, Mahbubur Rahman, e um policial, que, segundo a imprensa local, estavam tendo uma reunião no imóvel depois que os funcionários da oficina já haviam encerrado seus expedientes.

No entanto, a imprensa local, citando um supervisor da fábrica, informou que algumas mulheres estavam trabalhando nos andares inferiores.

O fogo começou nas primeiras horas da quinta-feira e se propagou rapidamente entre os andares superiores. Ele foi controlado pelos bombeiros cerca de duas horas depois.

 

"Não está claro para nós como o acidente aconteceu, mas estamos tentando descobrir a causa", disse Mohammad Atiqul Islam, presidente da BGMEA (Associação de Fabricantes e Exportadores  de Vestimentas de Bangladesh, na sigla em inglês), à Reuters.

A fábrica pertence ao Grupo Hai Tung, um grande exportador de vestuário.

Em seu site, o Grupo Tung Hai informa que tem mais de 1.000 funcionários e que seus clientes incluem grandes varejistas ocidentais, incluindo Primark, do Reino Unido, e Grupo Inditex, da Espanha.

Fábricas fechadas

Bangladesh anunciou nesta quarta-feira (8) o fechamento de fábricas do setor têxtil por razões de segurança.

"Dezesseis fábricas foram fechadas em Dacca e duas outras em Chittagong", a segunda maior cidade do país, anunciou à imprensa o ministro da Indústria Têxtil, Abdul Latif Siddique, que indicou que outras usinas serão fechadas como parte do plano de reforço das medidas de segurança.

Temendo que as marcas ocidentais abandonem os fornecedores de Bangladesh, o governo anunciou na segunda-feira (6) a criação de uma nova comissão de inquérito para inspecionar cerca de 4.500 fábricas têxteis em busca de quaisquer defeitos de construção.

O ministro da Indústria Têxtil foi nomeado chefe da comissão.

Indústria do vestuário

Uma série de acidentes fatais tem acometido a indústria do vestuário de Bangladesh, que responde por 80% das exportações do país asiático, incluindo um incêndio em novembro de 2012 que matou 112 pessoas.

O colapso em 24 de abril de Rana Plaza, na periferia da cidade, foi o pior acidente industrial do mundo desde o desastre de Bhopal (Índia), em 1984.  (Com Efe, Reuters e France Presse)