Topo

Suspeito assume em bilhete responsabilidade por atentado em Boston, diz fonte policial

Do UOL, em São Paulo

16/05/2013 10h22

Dzhokhar Tsarnaev, um dos dois suspeitos de colocar as bombas que explodiram perto da linha de chegada da Maratona de Boston, em 15 de abril, assume a responsabilidade do atentado em um bilhete deixado dentro do barco onde se escondeu da polícia, segundo uma fonte policial ouvida pela "CBS News".

Suspeitos dos ataques em Boston

  • Suspeitos apontados pelo FBI como responsáveis pelas explosões da Maratona de Boston: Dzhokhar A. Tsarnaev (à dir.),19, preso pela polícia, e Tamerlan Tsarnaev, 26, morto após tiroteio. Os dois são russos

O jovem foi preso dentro do barco, em Watertown, cidade vizinha a Boston, no dia 19 de abril, após 23 horas de busca. Tsarnaev foi encontrado bastante ferido.

Segundo fontes policiais, Tsarnaev afirma no bilhete que o atentado foi motivado pela ação militar norte-americana no Afeganistão e no Iraque. Para o suspeito, os feridos no atentado estão sofrendo o mesmo que os muçulmanos nos países invadidos pelos Estados Unidos.

"Quando você ataca um muçulmano, ataca todos os muçulmanos", escreveu o jovem.

Na mesma nota, Tsarnaev diz que acredita que seu irmão, Tamerlan Tsarnaev, 26, também suspeito do ataque e morto após caçada policial, está em um paraíso feito para mártires.

A fonte policial contou que o bilhete tem buracos de balas, provavelmente dos tiros disparados contra o barco onde Tsarnaev se escondeu.

O atentado à bomba na linha de chegada da Maratona de Boston deixou três mortos e mais de 260 feridos.

Os irmãos Tsarnaev tinham originalmente planejado atacar no dia 4 de julho, data em que se comemora o Dia da Independência dos Estados Unidos.