Topo

Obama coloca recursos à disposição de vítimas de tornado em Oklahoma

Do UOL, em São Paulo

21/05/2013 11h37

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez, na manhã desta terça-feira (21), um breve pronunciamento prometendo recursos e auxílio às vítimas do tornado que devastou parte da região de Oklahoma City (EUA), distante 1.851 km de Washington DC.

Tornado causa devastação em Oklahoma

“Ontem falei com a governadora [de Oklahoma] Mary Fallin para deixar claro que vou dar todos os recursos que eles precisem”, afirmou. “Oklahoma precisa de recursos imediatamente.”

Na noite de segunda-feira (20), Obama declarou estado de desastre na região, o que abre caminho para a ajuda federal às áreas devastadas nos condados de Cleveland, Lincoln, McClain, Oklahoma e Pottawatomie.

O presidente também enviou o chefe da Agência Federal de Gerenciamento de Emergência, Craig Fugate, para a área mais atingida pelo tornado.

Veja onde fica Oklahoma City

Obama também disse que suas preces estão com o povo de Oklahoma e agradeceu o trabalho de professores, voluntários e equipes de resgate.

Para o presidente, “um dos mais destruidores tornados da história” passou pela região de Oklahoma City.

“Em um instante, muitas casas foram destruídas e dezenas de pessoas perderam suas vidas. Entre elas, estavam crianças tentando buscar abrigo no lugar mais seguro que conheciam: a escola”, afirmou.

Segundo Obama, o trabalho de reconstrução da região será longo.

“Onde havia salas e quartos e classes agora há lugares vazios. Precisos encher estes espaços com amor, risadas e trabalho em comunidade”, disse.

Dona acha cão sob escombros após tornado nos EUA

Número de mortos é revisto

Autoridades de Oklahoma City afirmaram nesta terça-feira que foram resgatados 24 corpos depois da passagem do tornado devastador por Moore, em Oklahoma, uma queda significativa em relação às 51 e 91 mortes anunciadas anteriormente.

"Nós temos boas notícias. O número certo agora é 24", afirmou Amy Elliott, chefe administrativa da equipe de legistas de Oklahoma City.

O número divulgado anteriormente de 51 mortos pode ter contado duas vezes os mesmos casos, segundo Elliott. Já as 91 vítimas, disse a legista, seriam devido a uma falsa informação de que 40 corpos ainda seriam identificados.

Elliott afirmou, no entanto, que outros corpos ainda podem ser encontrados em meio a escombros. Segundo ela, apenas três vítimas não foram identificadas entre os corpos resgatados. (Com agências internacionais)