Topo

Tornado deixa casa de brasileira sem luz, gás e água potável em Oklahoma

Thiago Varella

Do UOL, em São Paulo

21/05/2013 16h37

Um dia após a passagem de um tornado pela região de Oklahoma City (EUA), a casa onde vive a brasileira Vânia Pacini não tem energia elétrica, gás e água potável. Seu estoque de comida também não deve durar por muitos dias. No entanto, ela diz ter sorte por estar com a residência intacta.

Veja onde fica Oklahoma City

Vânia mora com o marido e seus dois filhos perto de Moore, cidade mais atingida pelo tornado que devastou parte da região na segunda-feira (20) e deixou, ao menos, 24 mortos.

Quando as sirenes da cidade começaram a tocar anunciando o tornado, a brasileira estava em frente à escola de seu filho mais novo, de 14 anos.

“Eu estava no carro, na frente da escola. Começou a cair uma chuva de granizo, com pedaços grandes de gelo. Tive de sair correndo do carro e me refugiar no abrigo da escola”, contou.

Seu filho mais velho, de 17 anos, passou mais apuros. Segundo Vânia, o garoto estava jogando bola, em outro colégio, quando a tempestade começou. Sem tempo para ir ao abrigo da escola, os jovens foram para o vestiário.

Brasileiros relatam dificuldade após passagem de tornado

Reportagem do UOL conversou com três imigrantes brasileiros que vivem em Oklahoma

“O professor os vestiu com capacetes de futebol americano e eles ficaram juntos, rezando. Eles acharam que iam morrer. Tanto, que chegaram a se despedir uns dos outros”, disse, emocionada. “Por sorte, ele está agora na cama dele, dormindo.”

Vânia vive há cinco anos em Oklahoma. Ela está acostumada com a rotina de sirenes e tornados. No entanto, a brasileira afirma nunca ter visto nada parecido.

“Bem próximo da minha casa, o cenário é de destruição em massa. Eu nunca vi isso na vida”, falou.