Topo

Reino Unido prende dois em voo vindo do Paquistão por trote sobre bomba

Homens do serviço de emergência trabalham após pouso forçado de avião da British Airways em Londres - Steve Parsons/AP
Homens do serviço de emergência trabalham após pouso forçado de avião da British Airways em Londres Imagem: Steve Parsons/AP

Do UOL, em São Paulo

24/05/2013 10h28

Dois incidentes com aviões aconteceram nesta sexta-feira (24) no Reino Unido. Em um dos casos, um avião de passageiros da Pakistan International Airlines foi escoltado de um aeroporto em Manchester até outro em Stansted. Caças da Força Aérea Real escoltaram o avião.

O motivo do desvio seria um passageiro que causou problemas e gritava durante o voo, disse o jornal inglês "The Guardian", citando um porta-voz do aeroporto de Manchester. Pelo Twitter, a polícia de Essex informou que dois homens foram presos por suspeita de prejudicar a segurança do voo. Os dois suspeitos têm 30 e 41 anos e são de nacionalidade britânica, segundo a polícia.

À "CNN", Mashood Tajwar, identificado como um porta-voz da Pakistan International Airlines, disse que as primeiras informações são de que os dois homens fizeram uma ameaça de bomba durante o voo. Posteriormente, a dupla disse que estavam apenas brincando.

A aeronave levava 297 passageiros e vinha de Lahore, no Paquistão, segundo a administração do aeroporto. A ocorrência será investigada pela polícia como um ato criminoso - e não terrorista.
 
O caso deixou o Reino Unido em alerta também por ter acontecido dois dias após um soldado do Exército britânico ser morto a facadas, na quarta-feira (22), em Londres.
 

Pouso forçado

Em outro caso sem relação com o voo desviado, um avião fez um pouso de emergência no aeroporto de Heathrow, em Londres, e forçou o fechamento da pista para pousos e decolagens. A nave da British Airways ia para Oslo, capital da Noruega, quando enfrentou "dificuldades técnicas", segundo a empresa aérea.

A pista já foi reaberta e o aeroporto está operando novamente, segundo a administração do lugar, mas devem haver atrasos em voos programados para esta sexta-feira.

Até o momento, 23 voos foram desviados para outros aeroportos, e 19, cancelados. A orientação do aeroporto é que os passageiros liguem para suas companhias aéreas para se informar sobre seus trajetos.