Topo

França celebra primeiro casamento gay do país

Do UOL, em São Paulo

29/05/2013 13h24Atualizada em 29/05/2013 16h04

Sob o olhar atento de 500 convidados, Vincent Autin, 40, e Bruno Boileau, 30, se casaram nesta quarta-feira (29), na cidade francesa de Montpellier. Eles se tornaram o primeiro casal homossexual a se casar no país.

A cerimônia foi celebrada pela prefeita da cidade, a socialista Hélène Mandrou. Em 2011, a prefeita casou, simbolicamente, dois homossexuais.

"É um grande prazer para mim declará-los casados perante a lei", afirmou Mandrou.

Mandroux, diante de um retrato de Hollande e ao lado do busto de Marianne (símbolo da República) destacou o 'momento histórico' que significa o casamento entre pessoas do mesmo sexo e citou os precedentes de Portugal e da Espanha na autorização desse tipo de união.

Os noivos, usando terno escuro - Boileau com gravata borboleta e Autin com gravata - foram aplaudidos pelos convidados.

O casamento foi transmitido ao vivo por diversos canais de televisão franceses e acompanhado por centenas de pessoas na praça principal de Montpellier.

A segurança foi reforçada para a cerimônia já que as autoridades temiam que os arredores da prefeitura, onde o casamento ocorreu, se transformassem em palco de mais protestos. A vigilância policial, com cerca de cem agentes, foi ordenada pelas autoridades em meio à polêmica que ainda cerca a lei.

No domingo (26), os adversários do casamento gay organizaram um grande protesto em Paris, que acabou com combates entre os policiais e membros de extrema-direita. (Com agências internacionais)

VEJA QUAIS PAÍSES JÁ APROVARAM O CASAMENTO GAY