Topo

Premiê turco diz que parque será remodelado apesar de protestos

Do UOL, em São Paulo

06/06/2013 10h20

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou, nesta quinta-feira (6), que seus planos controversos de remodelar o parque Gezi, na praça Taksim, em Istambul, não foram interrompidos pela onda de protestos.

As manifestações que já tomam todo o país começaram, na verdade, como protestos contra o projeto de converter o parque em um shopping center projetado como uma réplica de um quartel do exército da era otomana.

Em entrevista na cidade de Túnis, na Tunísia, Erdogan disse que grupos violentos estão manipulando os protestos. Além disso, o premiê também afirmou que diversos estrangeiros foram presos pelo país.

Dezenas de milhares de manifestantes prosseguem com os protestos contra o primeiro-ministro Erdogan, que retornará nesta quinta-feira à Turquia após uma viagem de três dias pelo norte da África.

Para evitar atos de violência, as autoridades do partido governante da Turquia, o islâmico Justiça e Desenvolvimento (AKP), pediram para seus seguidores não recepcionarem o primeiro-ministro Erdogan, na noite desta quinta-feira no Aeroporto de Istambul, uma medida que, além de evidenciar sua preocupação com o retorno do governante, também foi adotada para evitar possíveis confrontos.

Erdogan, que partiu na segunda-feira de manhã para uma viagem pelo Marrocos, Argélia e Tunísia, retorna às 15h (de Brasília) à Turquia.

Aziz Babuçcu, presidente do AKP em Istambul, negou que o partido estivesse fazendo preparativos para uma recepção de boas-vindas, embora os militantes de base possam apoiar essa intenção.

O vice-presidente do AKP, Huseyin Celik, fez um pedido para pedir que ninguém vá ao aeroporto.

"O primeiro-ministro não precisa demonstrar seu poder", declarou Celik. (Com agências internacionais)