Topo

Itamaraty diz que situação no Egito é "grave" e pede diálogo

Do UOL, em Brasília

03/07/2013 19h05

Em nota oficial divulgada na noite desta quarta-feira (3), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil classificou a situação no Egito como "grave"  e pediu diálogo no país. O presidente egípcio Mohamed Mursi foi deposto nesta quarta por um golpe militar apoiado por grande parte da população. 

LEIA MAIS

Saiba mais sobre Adlir Mansour, presidente interino do Egito
Exército suspende Constituição, depõe Mursi e anuncia novas eleições
Entenda a onipresente influência do exército na política do Egito
Face pública do golpe, general deve provar que se afastou de Mursi

A Constituição do país foi suspensa e o chefe da Suprema Corte Constitucional, Adly Mansour, é quem governará o país no período de transição, até que sejam convocadas novas eleições.

A nota do ministério ressalta que o presidente egípcio destituído havia sido democraticamente eleito e acrescenta que o governo do Brasil espera que a busca por soluções no país árabe aconteça por meio do diálogo, “sem violência e com a plena vigência da ordem democrática”.

"O governo brasileiro acompanha com preocupação a grave situação no Egito, onde a Constituição acaba de ser suspensa e o presidente democraticamente eleito destituído, segundo comunicação das Forças Armadas", diz a nota oficial do Itamaraty.

Segundo o ministério, é o momento de buscar diálogo e conciliação.

"Ao insistir na busca de soluções para os desafios a serem enfrentados pela população egípcia em respeito à institucionalidade, o governo brasileiro conclama ao diálogo e à conciliação para que as justas aspirações da população egípcia por liberdade, democracia e prosperidade possam ser alcançadas sem violência e com a plena vigência da ordem democrática", conclui.

O Palácio do Planalto foi procurado pela reportagem do UOL, mas não havia se manifestado até o início da noite.

Entenda a crise no Egito

A QUE SE DEVE A NOVA CRISE?O descontentamento começou em novembro de 2012, quando o presidente do Egito, Mohammed Mursi, promulgou um decreto pelo qual estendia mais poderes para si mesmo. Desde então, houve uma cisão política no país. De um lado, Mursi e a Irmandade Muçulmana; de outro, movimentos revolucionários e liberais.

Essa divisão política foi propiciada por uma constituição polêmica, escrita por um painel dominado por islamitas.

O fato foi agravado pelo que a oposição chamou de decisão unilateral adotada pelo governo. Alguns alegaram que muitos dos membros da Constituinte egípcia foram indicados pela Irmandade Muçulmana com base em critérios que privilegiaram a lealdade à competência.
O QUE MURSI DIZIA?Apesar de admitir que cometeu alguns erros, Mursi insinuou que os protestos foram motivados por ex-membros do antigo regime e seus associados. Ele também culpa a oposição por não responder a seus pedidos para a construção de um diálogo nacional. Tais indicações ficaram claras em um pronunciamento à nação em 26 de junho deste ano.