Topo

Saúde melhora em "ritmo constante", e Mandela já assiste TV em hospital

Do UOL, em São Paulo

18/07/2013 05h44

O líder sul-africano Nelson Mandela, que nesta quinta-feira (18) completa 95 anos e segue internado em um hospital de Pretória, faz progressos "notáveis" em seu estado de saúde e já conseguiu até mesmo assistir à televisão, informou a filha Zindzi.

Nesta quinta-feira (18), Mandela completa 95 anos. Em 2010, a ONU declarou o 18 de julho como o Dia Internacional de Nelson Mandela.

O herói africano

  • Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a violência racial na África do Sul, Nelson Mandela - ou Madiba, como é chamado na sua terra natal - passou 27 anos preso e se tornou o primeiro presidente negro daquele país.

    Clique na imagem para saber mais

"Está fazendo progressos notáveis", disse Zindzi Mandela à emissora de televisão britânica “Sky News”. Segundo Zindzi, ao chegar ao hospital para visitar o pai, ela o encontrou "vendo televisão com seus fones".

Mandela "deu um sorriso enorme, e está respondendo muito bem com os olhos e mexendo com a cabeça. Às vezes, levanta as mãos", completou.

Zindzi, filha caçula de Mandela com a segunda mulher, Winnie, admitiu que a família chegou a se preparar para o pior. "Houve um momento em que ficamos muito ansiosos e preocupados, e estávamos preparados para o pior. Mas ele continua nos surpreendendo todo dia", completou.

Mandela foi hospitalizado em Pretória, em 8 de junho, por causa de uma infecção pulmonar.

Orgulho dos sul-africanos

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, ao parabenizar o antigo estadista, também comentou a melhora no estado de saúde, a qual, segundo ele, segue em “ritmo constante".

"Madiba (como o ex-presidente sul-africano é popularmente conhecido em seu país) continua no hospital em Pretória, mas seus médicos confirmaram que sua saúde apresenta melhoras em ritmo constante", afirmou Zuma, em comunicado.

No último comunicado da Presidência sobre a saúde de Mandela, divulgado na última semana, o estado do ex-presidente sul-africano - hospitalizado desde o último dia 8 de junho por causa da recaída de uma infecção pulmonar - era "crítico, mas estável". Neste mesmo comunicado, as autoridades afirmaram que Madiba respondia bem ao tratamento.

"Em nome do governo e do povo da África do Sul, desejamos a Madiba um feliz 95º aniversário. Estamos orgulhosos que este ícone internacional seja um dos nossos e, como sul-africanos, lhe desejamos uma boa saúde", ressaltou Zuma.

"Agradecemos a todos por apoiar Madiba durante sua hospitalização, com amor e eterna compaixão. Também agradecemos aqueles que estão respondendo ao pedido de dar a Madiba a maior celebração de aniversário neste ano", completou.

"Feliz 95 aniversário, Tata (Papai) Madiba!", concluiu Zuma no comunicado, que foi divulgado no início da manhã, momento em que milhões de sul-africanos se preparavam para celebrar o Dia Internacional de Nelson Mandela, que coincide com o aniversário do antigo estadista.

Segundo uma pesquisa divulgada ontem, nove em cada dez jovens deste país de 50 milhões de habitantes dedicarão 67 minutos de seu tempo neste dia às obras de caridade ou trabalhos sociais.

O tempo citado se refere a uma homenagem aos 67 anos que Mandela dedicou à luta contra o regime de segregação racial do "apartheid" e à defesa dos direitos humanos. (Com agências internacionais)