Topo

Cirque du Soleil choca público chinês com foto icônica do massacre da Paz Celestial

Em foto de 5 de junho de 1989, homem se posta diante de tanques na região da Praça da Paz Celestial - Arthur Tsang/Reuters/Arquivo 5.jun.1989
Em foto de 5 de junho de 1989, homem se posta diante de tanques na região da Praça da Paz Celestial Imagem: Arthur Tsang/Reuters/Arquivo 5.jun.1989

Do UOL, em São Paulo

15/08/2013 08h59

A apresentação do Cirque de Soleil chocou o público de Pequim ao exibir a imagem icônica do "tank man" de Tiananmen em uma tela gigante, na última sexta-feira (9). A foto de um homem solitário que bloqueia o caminho de uma fileira de tanques durante os protestos na Praça da Paz Celestial (Tiananmen, em chinês) em 1989 foi exibida por cerca de quatro segundos como parte de uma montagem de imagens de protestos durante apresentação de "They Don't Care About Us", de Michael Jackson, que integra a turnê "Michael Jackson Immortal World Tour".

O show foi visto por cerca de 15.000 pessoas. A exibição da foto provocou um "audível suspiro coletivo da plateia", segundo Stephen George, editor da revista "That's Beijing", que publicou a informação em seu site. Horas depois, o post com a informação da apresentação foi deletada, segundo a CNN.

"O fato é que a [a foto] foi exibida tão abertamente em uma tela grande de cinema em frente a tantas pessoas - e em Pequim - que soou genuinamente radical", escreveu.

A imagem e outras menções ao massacre estão proibidas na China.

Assista ao momento em que homem para comboio de tanques

Segundo a assessora de imprensa do Cirque du Soleil, Laura Silverman, o grupo submeteu o show inteiro para a provação dos censores chineses, como exigido pelo Ministério chinês da Cultura.

Em uma nota enviada por e-mail, Silverman disse que a "imagem foi removida imediatamente e não vai ser exibida novamente". "Nossa agenda de apresentações vai prosseguir como planejado", acrescentou.

Neta quinta-feira (15), o Cirque du Soleil deve fazer a primeira das quatro apresentações em Xangai e depois segue para Hong Kong, onde fará show na segunda-feira (19). (Com CNN e South China Morning Post)