Topo

Bala encontrada mais de cem anos após duplo assassinato pode resolver crime

O historiador Max Black segura arma que pode ter sido usada para cometer um duplo homicídio em 1896, em Idaho, nos EUA - AP
O historiador Max Black segura arma que pode ter sido usada para cometer um duplo homicídio em 1896, em Idaho, nos EUA Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

17/08/2013 15h49

O caso de um notório duplo homicídio ocorrido nos Estados Unidos pode ter uma reviravolta depois de mais de cem anos de o crime ter ocorrido.

Max Black, um historiador amador, recuperou uma bala que é compatível com a arma usada para matar David Cummins, 22, e John Wilson, 25, em 1896.

Os dois morreram após serem atingidos por tiros durante uma briga entre pastores e fazendeiros em South Hills, no Estado norte-americano de Idaho. As informações são do "Daily Mail".

O fora da lei "Diamondfield Jack" Davis era o principal suspeito, já que ameaçava pessoas para mantê-las longe das terras de uma grande empresa de criação de ovelhas, a Sparks Harrell Cattle Company.

Depois, outros dois funcionários da empresa, James Bower e Jeff Gray, confessaram os assassinatos, alegando terem agido em legítima defesa.

Davis enfrentou por sete vezes o enforcamento, mas, com a ajuda de seu advogado, escapou por todas, até ser perdoado oficialmente, em 1902, por conta da confissão de Bower e Gray.

Black passou quatro anos trabalhando na cena do crime e localizou a bala no local com a ajuda de um detector de metais. Em seu depoimento à Justiça, Bower havia dito que, após o tiroteio, perdeu sua arma, uma Colt Frontiersman .44 -- mesmo calibre da bala encontrada por Black no local. 

Depois, uma coincidência o levou à arma: um colega dele tinha recebido o artefato de presente de um amigo que trabalhava na região. O revólver foi encontrado com o tambor vazio. Além disso, apenas 2.100 unidades dessa arma foram fabricadas, deixando poucas dúvidas do autor dos crimes.

Mas Bower e Gray, apesar de terem confessado os homicídios, não ficaram presos. Foi aceito o argumento de legítima defesa, e eles foram liberados.

Já o pistoleiro "Diamondfield Jack" Davis ficou marcado para sempre pelo crime. Sobreviveu a um tiro na boca numa briga de bar e foi falsamente morto, segundo um boato, durante a revolução mexicana. Finalmente, morreu em 1949, atropelado por um táxi em Las Vegas.