Topo

Documentos levados por brasileiro podem revelar espiões britânicos, diz Reino Unido

Do UOL, em São Paulo

30/08/2013 14h10

O material do brasileiro David Miranda, apreendido no aeroporto de Heathrow, em Londres, em 18 de agosto, continha 58 mil documentos de inteligência capazes de prejudicar a segurança nacional do Reino Unido e de expor espiões do país, anunciou o governo britânico nesta sexta-feira (30).

Miranda é namorado do jornalista norte-americano Glenn Greenwald, responsável por divulgar matérias no “The Guardian” que denunciaram o esquema de espionagem de outros países pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) por meio de informações dadas pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden.

O brasileiro vinha da Alemanha ao Brasil, quando fez escala no Reino Unido, onde foi detido e interrogado por nove horas por oficiais britânicos até conseguir embarcar para o Rio de Janeiro. Seu laptop, celular, entre outros equipamentos eletrônicos, foram confiscados.

Danos à segurança nacional

Oliver Robbins, vice-conselheiro de Segurança Nacional do Reino Unido para a Inteligência, Segurança e Resiliência, declarou por escrito à Corte britânica que os documentos levados por Miranda já causaram sérios danos à segurança nacional por revelarem detalhes que foram divulgados pela mídia.

"Vale a pena reiterar que a segurança nacional do Reino Unido já sofreu dano real por causa das revelações da mídia", disse.

“A preocupação particular do governo britânico é com a possibilidade de que a identidade da Inteligência do Reino Unido possa ser revelada. É sabido que o conteúdo do material poderá identificar seus membros, incluindo os que atuam nas fronteiras”, disse Robbins.

Polícia pode continuar a analisar dados

O advogado de Miranda, Gwendolen Morgan, acusou autoridades britânicas de fazer "arrebatadoras e vagas afirmações sobre a segurança nacional."

Em uma audiência nesta sexta-feira, a defesa de Miranda anunciou um acordo com os advogados que representam a polícia e o Ministério do Interior britânico, que aceitaram manter a sentença provisória dos juízes mantendo a restrição ao uso do material confiscado de Miranda.

Mas juízes da Suprema Corte do Reino Unido concordaram em emitir uma ordem judicial que permite a Scotland Yard, a polícia britânica, a continuar a analisar os nove aparelhos eletrônicos apreendidos de Miranda, em caso de se comprovar que Miranda e outros tenham violado Atos Oficiais de alguma cláusula da lei antiterror de 2000.

Grampos nos EUA

O programaO Prism é um programa de inteligência secreta americana que daria ao governo acesso aos dados de usuários de serviços de grandes empresas de tecnologia
Quais dados?Não se sabe exatamente, mas qualquer informação poderia ser consultada. O jornal 'Washington Post' cita e-mail, chat, fotos, vídeos e detalhes das redes sociais
Quem sabia?Segundo Obama, o programa foi aprovado pelo Congresso e é fiscalizado pelo Poder Judiciário no país. Todas as empresas negaram participação
FuncionamentoDe acordo com fontes do jornal britânico 'The Guardian', o governo poderia ter acesso aos dados sem o consentimento das empresas, mas, como eles são criptografados, precisaria de chaves que só as companhias possuem
Empresas possivelmente envolvidasMicrosoft, Google, Facebook, Yahoo, Apple, Paltalk, Skype, Youtube, AOL