Topo

França divulga vídeos que comprovariam uso de armas químicas contra civis; veja

Do UOL, em São Paulo

02/09/2013 22h34

O Ministério da Defesa da França divulgou, nesta segunda-feira (2), em seu site e também para o Parlamento francês, um relatório contendo provas, como imagens em vídeo, de que o regime de Bashar Assad usou agentes químicos contra civis na região de Damasco, no dia 21 de agosto de 2013.

O governo tenta sustentar, com esse dossiê, seu apoio à intervenção militar na Síria proposta pelos Estados Unidos.

Os seis vídeos curtos apresentados hoje teriam sido gravados na manhã do dia 21, em Ghouta, por cinegrafistas amadores, e mostram o atendimento às vítimas. As imagens são fortes. Várias crianças estão entre os atendidos e algumas agonizam, com dificuldade para respirar, espumando pela boca e fazendo movimentos musculares involuntários.

O material, de acordo com o governo, foi selecionado de uma “massa considerável de evidências analisadas pelos serviços do Ministério da Defesa”.

A triagem teria sido feita a partir de 47 vídeos, e chegou-se à conclusão de que 281 pessoas morreram na zona leste de Damasco.

Para o governo francês, as imagens comprovam que o ataque foi em massa, que as vítimas não tiveram ferimentos nem outros tipos de lesões no corpo, e que foram usados agentes químicos contra a população civil. (Com agências internacionais)