Topo

Inglês acusa reflexo de prédio de derreter carro de luxo em Londres

Do UOL, em São Paulo

03/09/2013 13h41

O mais novo arranha-céu de Londres virou alvo de uma polêmica quente, literalmente. Ingleses acusam o prédio de derreter partes de um carro e causar um pequeno incêndio por causa do reflexo provocado por sua parede de vidro.

Os construtores do prédio inacabado "Walkie-Talkie", apelidado assim por causa da sua forma, disseram nesta terça-feira (3) que estão investigando como os raios de sol são refletidos na construção após as acusações de que o forte reflexo provocou o derretimento de partes de um carro de luxo estacionado na região e causou um pequeno incêndio em uma loja.

O empresário Martin Lindsay disse que o espelho de seu Jaguar, o painel e o logo do carro foram derretidos por causa do calor concentrado do reflexo vindo do prédio. "Eu estacionei por algumas horas no local... e ele estava completamente deformado", disse à BBC. "Está absolutamente arruinado".

O dono de uma barbearia também reclamou que o reflexo queimou uma parte do capacho na entrada de seu negócio.

"Nós estávamos trabalhando e só vimos a fumaça vindo do carpete", disse Ali Akay. "Esta é uma questão de saúde e segurança. Eles deveriam observar isso antes de construir [o prédio]".

O prédio de 37 andares em construção é um dos mais chamativos arranha-céus do centro financeiro de Londres e deve ficar pronto em 2014.

Em uma nota conjunta, as empresas responsáveis pela construção Land Securities e Canary Wharf disseram estar investigando o caso e tratando o assunto com seriedade.

"O fenômeno é causado pela atual elevação do sol no céu", disseram. Segundo eles, o problema ocorre durante cerca de duas horas por dia e deve continuar por mais duas ou três semanas".

As empresas também estão procurando uma solução a longo prazo. Enquanto isso, eles pediram para as autoridades proibirem o estacionamento em três áreas da região que teriam sido afetadas pelo reflexo. (Com Associated Press)