Topo

EUA compartilham dados brutos de inteligência com Israel, diz novo vazamento

Do UOL, em São Paulo

11/09/2013 13h05

A NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) compartilha regularmente dados brutos de inteligência dos EUA com Israel, mesmo sem remover informações sobre os cidadãos americanos, de acordo com a mais recente revelação publicada pelo jornalista Glenn Greenwald no diário britânico "The Guardian", baseado em um documento vazado pelo ex-técnico da NSA Edward Snowden, que atualmente vive na Rússia após ter aceito seu pedido de asilo político.

Pelo acordo entre as agências de inteligência dos dois países, o governo norte-americano entrega a Israel comunicações interceptadas que podem conter telefonemas e e-mails de cidadãos americanos.

Segundo o documento, as agências israelenses devem lidar com os dados de acordo com as leis dos EUA, mas aparentemente não há nenhuma lei ou mecanismos de supervisão judicial para garantir isso aconteça.

O memorando vazado por Snowden apenas faz uma exceção para comunicações envolvendo funcionários do governo dos EUA, que devem ser destruídas logo que as pessoas são identificadas.

Israel é um dos aliados mais próximos dos EUA, mas não está no grupo de cinco países envolvidos na partilha de dados de vigilância com os americanos. O grupo conhecido como "Cinco Olhos" consiste em Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, além, claro, dos EUA.

Em uma declaração ao "The Guardian", a NSA defendeu o acordo, dizendo que "o fato de que as agências de inteligência trabalham em conjunto sob condições específicas e regulamentadas fortalece a segurança de ambas as nações."