Topo

Snowden vive livremente na Rússia e até viaja pelo país, diz advogado

Do UOL, em São Paulo

17/09/2013 10h32

O ex-consultor de inteligência dos EUA Edward Snowden está vivendo em um local secreto e vigiado na Rússia, mas consegue viajar livremente pelo país sem ser reconhecido, disse o advogado do americano, Anatoly Kucherena.

"Acreditamos que ele ainda corre perigo e, a meu ver, é impossível revelar no momento onde ele está vivendo ou falar abertamente sobre isso", afirmou Kucherena em entrevista ao canal estatal russo "Russia Today".

O advogado disse que Snowden conta com a proteção de seguranças durante as 24 horas do dia, mas não quis revelar se o serviço é fornecido pelo governo russo.

O americano é procurado pelo governo americano por revelar detalhes sobre um amplo programa de monitoramento da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês).

Snowden não é visto em público desde que desembarcou em Moscou, em um voo vindo de Hong Kong, em junho. Ele viveu durante algumas semanas na zona de trânsito do aeroporto de Moscou, antes de ter seu pedido de asilo concedido pela Rússia. O americano deixou o aeroporto no último dia 1º de agosto.

De acordo com Kucherena, Snowden não fica somente em um lugar e está viajando pelo território russo. "Ele anda por aí e viaja pelo país porque está interessado em nossa história", afirmou.

O advogado duvida que o governo americano possa tentar uma operação em solo russo para capturar Snowden, mas se mantém em alerta o tempo todo.

Kucherena ainda contou que Snowden tem todos os "direitos e responsabilidades" de qualquer cidadão russo e que recebeu várias ofertas de emprego e de ajuda de russos, inclusive uma inusitada sugestão de uma mulher que perguntou se não seria possível adotar o americano. (Com agências internacionais)