Topo

Centenas de corpos podem estar sob escombros de shopping no Quênia, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

26/09/2013 10h05

Centenas de corpos podem estar debaixo dos escombros do shopping Westgate em Nairóbi, no Quênia, segundo uma fonte do serviço de inteligência queniano ouvida pelo jornal britânico "The Guardian".

Saiba mais sobre o grupo islâmico Al-Shabab

  • Grupo responsável pelo ataque ao shopping chegou a controlar boa parte da Somália

Militantes islâmicos do grupo fundamentalista Al-Shabab invadiram o shopping no sábado (21) em uma ação que só terminou na terça-feira (24) e deixou ao menos 72 mortos.

Segundo testemunhas, pelo menos 200 pessoas trabalhavam no supermercado Nakumatt, que desabou após o atentado terrorista. Além disso, cerca de 800 pessoas faziam compras no momento da invasão.

"As paredes do mercado vieram abaixo. Vários corpos ainda estão lá dentro", revelou a fonte.

O dono de uma funerária de Nairóbi, ouvido pelo "Guardian", disse que estava se preparando para receber até 160 corpos.

A fonte do serviço de inteligência, que não quis se identificar, também afirmou que ao menos um terrorista envolvido no ataque ainda estaria vivo.

O governo queniano nega que ainda haja terroristas vivos. As autoridades também dizem que é improvável que o número de vítimas suba.

O porta-voz do governo, Manoah Esipisu, disse que o número de mortos (67) já incluem os corpos de pessoas soterradas.

Al-Shabab confirma envolvimento

O líder do grupo militante islâmico somali Al-Shabab confirmou pela primeira vez seu envolvimento no ataque no shopping Westgate.

Em um áudio publicado em um site ligado à Al-Shabab nesta quarta-feira, Ahmed Godane, também conhecido como Mukhtar Abu al-Zubair, disse que o ataque ao shopping foi em retaliação à invasão do Quênia, em outubro de 2011, no sul da Somália para esmagar os insurgentes.

"Retirem as suas tropas ou se preparem para uma guerra de longa duração, sangue, destruição e isolamento", disse Godane na mensagem, aparentemente dirigida ao governo queniano. (Com Reuters)