Topo

Fundação liderada por Malala parabeniza vencedora do Nobel da Paz

Do UOL, em São Paulo

11/10/2013 09h27

A Fundação Malala, liderada pela ativista paquistanesa que era cotada como grande favorita ao Nobel da Paz 2013, parabenizou, por meio de seu perfil no Twitter, a vencedora revelada na manhã desta sexta-feira (11). A Opaq (Organização para a Proibição de Armas Químicas) ficou com o prêmio, anunciado em Oslo, na Noruega.

"Parabéns OPCW [sigla em inglês para a Opaq] por ter ganho o Prêmio Nobel da Paz e pelo seu maravilhoso trabalho para a humanidade", diz a Fundação Malala em postagem na rede social.

A Opaq está coordenando, junto a ONU (Organização das Nações Unidas), a destruição do arsenal de armas químicas da Síria em meio à guerra civil no país.

A escolha da Opaq como vencedora do prêmio Nobel da Paz surpreendeu a mídia internacional, que dava praticamente como certa a escolha de Malala Yousafzai, 16.

A jovem ganhou notoridade mundial em 2012, após ser baleada na cabeça por talebans paquistaneses por sua atuação na defesa da educação escolar de mulheres no país.

Repercussão internacional

ONU: Outra homenagem à Opeq pelo prêmio veio do porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. No perfil oficial no Twitter, o representante de Ban afirmou que a ONU sente-se "honrada por trabalhar lado a lado com a OPCW para eleiminar armas químicas"

EUA: O Governo dos EUA felicitou a Opaq pelo Nobel da Paz e sustentou que esse prêmio reconhece sua "coragem" e "determinação" para realizar sua "vital missão" no meio de uma guerra em curso na Síria.

"O mundo nunca esquecerá a perde dos mais de mil sírios inocentes assassinados sem sentido com armas químicas em 21 de agosto", indicou em comunicado o secretário de Estado, John Kerry, em alusão ao ataque ocorrido nos arredores de Damasco e atribuído pelos EUA ao regime de Bashar Assad.

Em 1997, entrou em vigor a Convenção que proíbe a produção e armazenamento de arsenais químicos. Embora 189 Estados tenham assinado o documento, ainda faltam países que não concordaram e outros que não respeitaram o prazo limite de abril de 2012 para destruir seus arsenais, como os EUA e a Rússia.

As armas químicas, cujo uso foi proibido pelo Convenção de Genebra em 1925, foram empregadas por Estados e terroristas em várias ocasiões até a assinatura da Convenção em 1993 e a posterior criação da Opaq, com sede em Haia. 

União Europeia: O presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, celebrou a concessão do prêmio Nobel da Paz de 2013 à Opaq porque reconhece seus esforços para reduzir o armamento químico, e especialmente por seu trabalho na Síria.

"Em nome da CE, minhas sinceras felicitações à Opaq. Esta decisão do Comitê do Nobel é um poderoso reconhecimento ao importante papel da Opaq para conter o uso de armas químicas", assinalou Barroso em comunicado.

A UE (União Europeia), que em 2012 foi reconhecida com esse mesmo prestigiado prêmio internacional, "está decidida a ajudar (a Opaq) na destruição dos arsenais de armas químicas", acrescentou o presidente do Executivo comunitário.