Topo

NSA coleta milhões de listas de endereços de e-mail pelo mundo, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

14/10/2013 21h12

Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos está coletando centenas de milhões de endereços de e-mails pessoais e contas de mensagem instantânea em todo o mundo, incluindo dos próprios norte-americanos, segundo documentos fornecidos ao jornal “The Washington Post” pelo ex-técnico Edward Snowden.

De acordo com a reportagem publicada nesta segunda-feira (14), o programa de coleta --que não havia sido revelado até então-- intercepta listas de contatos que, reunidos, já equivalem a uma fração considerável do número total de contas de e-mails e mensagens instâneas que existem no mundo.

Para se ter uma ideia, durante um único dia de 2012, a NSA recolheu 444.743 listas de endereço do Yahoo, 105.068 do Hotmail, 82.857 do Facebbok e 33.697 do Gmail, além de 22.881 listas de outros provedores.

Os números foram expostos durante uma apresentação interna da NSA e, segundo a agência, correspondem a um dia típico de coleta, o que significa que mais de 250 milhões de contas são interceptadas por ano.

Uma fonte da NSA afirmou, contudo, que o foco da agência é rastrear informações sobre terroristas, tráfico de pessoas e drogas e mais uma vez repetiu que a NSA não tem interesse em investigar cidadãos americanos comuns.

Segundo informações confirmadas ao Washington Post por oficiais de inteligência da NSA, o número de americanos investigados está entre milhões e dezenas de milhões.

E-mails oficiais do Brasil

A presidente Dilma Rousseff anunciou no domingo (13) que os e-mails do governo federal terão um novo sistema de proteção, desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), para evitar casos de espionagem.

"Determinei ao Serpro implantação de sistema seguro de e-mails em todo governo federal. Esta é a primeira medida para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais", escreveu a presidente no Twitter. "É preciso mais segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem", completou.

A implantação de um sistema capaz de proteger as mensagens do governo terá início em novembro, informou nesta segunda-feira (14) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.