Topo

Cemitério americano proíbe lápide do Bob Esponja de túmulo de soldado

Cemitério afirma que a lápide "não é apropriada" - Kara Walker/AP
Cemitério afirma que a lápide "não é apropriada" Imagem: Kara Walker/AP

Do UOL, em São Paulo

22/10/2013 09h11

Um cemitério em Cincinnati, nos Estados Unidos, retirou uma lápide do Bob Esponja que havia sido instalada no túmulo de uma soldado que serviu no Iraque.

A lápide foi colocada no último dia 10 de outubro em homenagem a Kimberly Walker, 28, que tinha Bob Esponja como seu personagem favorito de desenhos animados. A jovem foi assassinada em 14 de fevereiro em um hotel no Estado do Colorado. Seu namorado foi preso acusado de ter cometido o crime.

O cemitério chegou a aprovar inicialmente o desenho da lápide, um sorridente Bob Esponja com uniforme militar, mas um dia depois da instalação da escultura a administração do local chamou a família de Kimberly para comunicar a retirada da homenagem.

"Decidimos que a lápide não é apropriada para nosso cemitério histórico e não poderá ser mostrada aqui", afirmou o presidente do cemitério, Gary Freytag. Segundo ele, o funcionário que aprovou o desenho da lápide teve um erro de critério.

O presidente reconheceu que o cemitério cometeu um erro e que irá se reunir com a família de Kimberly nesta terça-feira para encontrar uma solução. Freytag inclusive admitiu a possibilidade de ressarcir a família com o valor gasto na lápide, cerca de US$ 26 mil (cerca de R$ 56 mil).

Kara Walker, irmã gêmea de Kimberly, afirmou que a família está desconsolada e que escolheu colocar Bob Esponja como lápide porque a soldado gostava tanto do desenho que tinha o quarto inteiro decorado com o personagem. (Com AP)