Topo

Intérprete de cerimônia de Mandela diz que viu anjos em estádio; governo admite erro

Thamsanqa Jantjie sofre de esquizofrenia e já esteve internado em um hospital psiquiátrico - Tsvangirayi Mukwazhi/AP
Thamsanqa Jantjie sofre de esquizofrenia e já esteve internado em um hospital psiquiátrico Imagem: Tsvangirayi Mukwazhi/AP

Do UOL, em São Paulo

12/12/2013 10h18Atualizada em 12/12/2013 10h22

O homem acusado de ter fingido traduzir para língua de sinais a cerimônia memorial em homenagem a Nelson Mandela, na terça-feira (10) em um estádio em Johannesburgo, afimou que sofreu alucinações e viu "anjos" durante o evento e, por isso, cometeu erros. O governo sul-africano admitiu nesta quinta-feira (12) ter cometido um erro ao contratá-lo.

Thamsanqa Jantjie disse que sofre de esquizofrenia e que suas alucinações começaram na cerimônia enquanto ele estava interpretando e que ele tentou não entrar em pânico porque havia "policiais armados" ao redor.

Jantjie afirmou que já esteve internado em um hospital psiquiátrico por mais de um ano e pediu desculpas por seu desempenho.

"Eu gostaria de dizer a todos que se eu ofendi alguém, por favor, me perdoem", disse Jantjie à Associated Press em sua casa em Johannesburgo. "Eu estava fazendo o que eu acredito que é minha vocação , eu estava fazendo o que eu acredito que faz a diferença."

O intérprete contou que várias vezes já agiu de maneira violenta quando começa a sofrer alucinações e que teve medo do que poderia acontecer com ele durante a cerimônia.

"Eu estava em uma posição muito difícil. Essas pessoas, o presidente e todos, estavam armados. Havia vários policiais armados em torno de mim. Se eu entrasse em pânico, poderia me tornar um problema. Eu tenho de lidar com isso de uma maneira que eu envergonhasse o meu país", disse.

Jantjie também contou que no dia da cerimônia deveria passar por exames para determinar se a medicação que ele toma estava funcionando. O interprete escondeu essa informação da empresa que o contratou para o evento, mas disse que o dono da companhia estava ciente de sua condição.

O sul-africano insistiu que possui um certificado de interprete de língua de sinais após ter feito um curso de um ano na Cidade do Cabo e afimou já ter interpretado em muitos eventos.

Cara Loening, diretora da organização Educação e Desenvolvimento da Linguagem de Sinais da Cidade do Cabo, afirmou que Jantjie era um completa fraude e parecia "que tentava espantar as moscas perto de seu rosto".

O diretor da principal associação de surdos do país, Deaf SA, Bruno Druchen, afirmou ao canal eNCA que o partido governista ANC tinha informações sobre o suposto intérprete e que suas atuações "medíocres" já haviam sido apontadas.

Jantjie agitou as mãos sem sentido ao lado de vários oradores, como os netos de Nelson Mandela e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. (Com AP e AFP)