Topo

Em vídeo, chinês desenvolve trem que pega passageiros sem parar na estação

Trem chinês pega passageiros sem parar na estação - Reprodução
Trem chinês pega passageiros sem parar na estação Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/12/2013 16h48

Para os chineses, o trem não deve ser apenas bastante rápido; o ideal é que ele siga viagem sem reduzir a velocidade nem parar, nem mesmo para pegar os passageiros. A ideia de um trem que não para ganhou forma pelas mãos do designer chinês Chen Jianjun, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".

Um vídeo de apresentação do projeto mostra como o trem que nunca para funcionaria, na visão de seu idealizador. Na animação, passageiros esperam em uma plataforma elevada na estação.

À medida que o trem se aproxima, eles embarcam em uma espécie de cabine que vai se acoplar à parte de cima do trem quando ele passar. Um outro compartimento, que já estava preso ao teto, se separa do trem e é deixado na estação com os passageiros que vão desembarcar.

Para realizar essas duas ações, que ocorrem ao mesmo tempo, o trem não precisa reduzir a velocidade nem parar.

A animação é em chinês, mas de acordo com a sua versão traduzida, informa o jornal, uma viagem de trem entre Pequim e Cantão -- cidades separadas por mais de 2.000 quilômetros -- pode ter mais de 30 paradas.

Segundo o designer, se cada parada durar cerca de cinco minutos para o embarque e desembarque de passageiros, o tempo de viagem seria 2h30 maior. Atualmente, trens de alta velocidade levam cerca de 8h para fazer o percurso entre as duas cidades.

Ainda de acordo com o vídeo, o trem não economiza apenas tempo, mas também energia e combustível, já que não precisa reduzir a velocidade ou acelerar.

Ainda não existem planos nem prazos para que o trem que nunca para saia das pranchetas e se torne uma realidade.