Topo

Tempestade de inverno deixa ao menos 21 mortos nos Estados Unidos

Pedestres atravessam rua perto da Broadway durante uma tempestade de neve em Nova York (EUA) - Earl Wilson / The New York Times
Pedestres atravessam rua perto da Broadway durante uma tempestade de neve em Nova York (EUA) Imagem: Earl Wilson / The New York Times

Do UOL, em São Paulo

14/02/2014 09h19

A tempestade de inverno que trouxe muita neve e gelo a vários Estados do nordeste dos Estados Unidos já deixou pelo menos 21 mortos, segundo a agência de notícias Associated Press. Entre os mortos está uma grávida que foi atropelada por um veículo limpa-neve, em Nova York. Seu bebê sobreviveu após uma cesárea de emergência.

Min Lin, 36, morreu após ter sido atingida pelo veículo em frente a um shopping no Brooklyn, em Nova York. Ela foi levada até um hospital onde passou por uma cirurgia para salvar seu bebê. A criança está internada em uma UTI neonatal em estado crítico.

A maioria das mortes no país foram causadas em acidentes de trânsito. Por isso as autoridades americanas estão alertando os motoristas para redobrarem o cuidado devido às péssimas condições do tempo.

Nesta sexta-feira (14), a tempestade de neve afeta as dezenas de milhares de entregas de flores do dia dos Namorados (Valentine's Day, em inglês), comemorado hoje em vários países do mundo.

"É algo terrível. Vamos perder muito dinheiro, não tenha dúvida", afirmou à AP Mike Flood, dono de uma floricultura no Estado da Virgínia.

Segundo o serviço de meteorologia dos EUA, a neve vai continuar caindo no nordeste do país, mas vai diminuir de intensidade aos poucos, a partir do sul, durante a manhã.

Na quinta-feira (13), mais de 6.500 voos foram cancelados em todo o país. No aeroporto Ronald Reagan, em Washington, todos os voos foram cancelados e os passageiros tiveram de dormir espalhados pelos terminais.

Rob Wolcott e sua mulher estavam entre os passageiros que não sabiam ao certo quando poderiam embarcar. O casal tentava ir para St. Kitts, no Caribe, onde iriam celebrar o casamento de um amigo no sábado.

"Os noivos estão estressados, mas eles darão um jeito de casar mesmo se a gente não conseguir estar lá", afirmou à AP.

Diversas escolas e empresas tiveram de fechar as portas. Segundo o Departamento de Energia, 740 mil casas e empresas estavam sem energia elétrica durante a tarde em 11 Estados do sul do país, sendo 340 mil somente na Carolina do Norte e do Sul.

A empresa que administra o serviço de trens, Amtrak, também cancelou a operação de vários trajetos.

Mais de 2.300 militares da Guarda Nacional foram mobilizados em sete estados, da Geórgia até Delaware, para ajudar os serviços de emergência.

O governador do Estado de Connecticut, Dannel Malloy, decretou estado de emergência para receber a ajuda dos serviços federais.

Este tem sido um dos invernos com o maior número de nevascas dos últimos tempos. Cidades como Washington, Detroit, Boston, Chicago, Nova York e St. Louis registraram uma quantidade de neve de duas a três vezes maior do que o normal para esta época do ano. (Com AP e AFP)