Topo

Nevasca deixa ao menos 19 mortos no Japão; montadoras interrompem produção

Forte neve impede a passagem de caminhões e carros e geras filas em uma estrada de Karuizawa - Kyodo/Reuters
Forte neve impede a passagem de caminhões e carros e geras filas em uma estrada de Karuizawa Imagem: Kyodo/Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/02/2014 10h09

Uma tempestade de neve que atinge o Japão desde o fim de semana já matou ao menos 19 pessoas e deixou mais de 1.600 feridos, segundo o jornal "Yomiuri Shimbun". O mau tempo forçou as fabricantes japonesas de automóveis Toyota e Suzuki a suspenderem a produção em nove fábricas do centro e do leste do Japão.

A tempestade já deixou mais de 6.900 pessoas ilhadas em pequenas comunidades já que a neve bloqueou rodovias e ferrovias. O fornecimento de combustível em diversos postos foi interrompido.

Em Yamanashi, a oeste de Tóquio, as lojas enfrentam risco de ter o estoque de comida esgotado nas próximas horas, segundo a TV NHK. O primeiro-ministro Shinzo Abe prometeu ajuda governamental nas áreas mais atingidas.

"Faremos o que for preciso para proteger a vida e as posses das pessoas, em cooperação com os governos locais e com os ministérios", afirmou ao Parlamento nesta segunda-feira (17).

A tempestade agora se dirige à ilha de Hokkaido, no norte do país. As autoridades alertam para o risco de avalanches e ressaca do mar na costa nordeste.

A neve começou a cair no país na manhã de sexta-feira (14), em Tóquio, e chegou a acumular uma altura de 26 centímetros na manhã de sábado (15), uma semana após a nevasca mais intensa em décadas que deixou 11 mortos e mais de 1.200 feridos pelo Japão.

Montadoras interrompem produção

A Toyota e Suzuki suspenderam a produção em nove fábricas do centro e do leste do Japão devido à neve que dificulta o fornecimento de peças e o deslocamento dos trabalhadores.

Uma grande parte destas fábricas espera poder retomar o trabalho na terça-feira (18), segundo seus respectivos porta-vozes.

A Toyota indicou que a neve impediu o fornecimento de peças necessárias para a produção, razão pela qual o grupo paralisou as redes de produção das usinas de Tsutsumi, Takaoka, Motomachi e Tahara, no centro do país.

A Toyota produz vários modelos importantes nestas fábricas, entre eles o híbrido Prius, o Crown e o Corolla.

A Honda, por sua vez, já havia paralisado suas fábricas na sexta-feira (14).

Além disso, a produção da Suzuki foi interrompida em três fábricas devido à falta de fornecimento das peças de que precisa. (Com agências internacionais)