Topo

Navios chineses se aproximam da área dos possíveis destroços do avião

Do UOL, em São Paulo

25/03/2014 07h22

Seis navios chineses se aproximam da área em que foram avistados possíveis destroços do voo MH370 da Malaysia Airlines. Segundo o ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, as embarcações devem chegar à região estabelecida como última posição da aeronave nesta terça-feira (25) à noite (quarta-feira pela manhã na Ásia).

A busca pelo avião da Malaysia Airlines foi suspensa nesta terça-feira (25), devido ao mau tempo. Ventos e chuva forte, além de ondas altas, tornaram a área muito perigosa para as equipes de busca. A notícia causou revolta entre os parentes dos passageiros do voo MH370.

As buscas pelos destroços estão agora concentradas no chamado corredor sul, segundo o ministro interino dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein. O desafio agora não é diplomático e sim técnico e logístico para encontrar os destroços, acrescentou Hussein.

“Eu tenho certeza que muitas perguntas poderão ser respondidas quando encontrarmos a caixa preta”, afirmou o ministro. Durante a coletiva de imprensa, ele relembrou que foram quase dois anos para encontrar a caixa preta do voo da Air France.

“Eu garanto a todos que o processo de chegar até o local onde o MH370 sempre foi nossa prioridade”, afirmou. “Agora que nós reduzimos a área de buscas, vamos tentar encontrar o ponto da caixa preta e do localizador de ping, mas essa será uma busca muito mais complicada”.

Dados de satélite que confirmaram a queda do avião desaparecido no Oceano Índico incluem um sinal eletrônico que ainda está sendo investigado, disse o ministro interino do Transporte da Malásia.

"Há evidência de uma comunicação parcial entre a aeronave e uma estação em terra às 00h19 (horário de Greenwich)", disse Hishammuddin em entrevista coletiva. "Nesse horário, essa transmissão não é compreendida e está sujeita a mais trabalhos que estão em andamento."

Mais cedo, o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, enviou seus pêsames às famílias via Twitter. “Eu ofereço minha mais sincera gratitude aos militares e civis da Malásia e de outros países que estão trabalhando dia e noite pelo voo MH370”. E acrescentou: “Os passageiros, a tripulação e suas famílias estão em nossos pensamentos e orações”.

Palheiro

As buscas pelos destroços do voo MH370 da Malysia Airlines ao sul do Oceano índico foram suspensas por 24 horas devido ao meu tempo, segundo autoridades australianas. Ventos e chuva forte, além de ondas altas, tornaram a área perigosa para as equipes de resgate.
 
“Nós não estamos procurando por uma agulha em um palheiro”, disse Mark Binskin, segundo no comando da Força Australiana de Defesa. “Ainda estamos tentando definir onde fica o palheiro”.

A força multinacional empenhada na busca do voo MH370 terá de buscar destroços em uma das áreas mais remotas do planeta. (Com agências internacionais)$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/voo-mh370-caiu-no-oceano-indico-1395683647214.vm$escape.getQ())