Topo

Acusação de tentativa de homicídio contra bebê é retirada no Paquistão

Bebê de nove meses, acusado de assassinato, comparece em audiência na Justiça do Paquistão - Mohsin Raza/Reuters
Bebê de nove meses, acusado de assassinato, comparece em audiência na Justiça do Paquistão Imagem: Mohsin Raza/Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/04/2014 08h29

Um bebê de nove meses que era suspeito de tentativa de homicídio no Paquistão compareceu a uma audiência nesta sábado (12) onde sua família foi informada de que a acusação contra a criança tinha sido retirada.

Mohammed Mosa Khan foi levado à Corte por seu avô, Muhammad Yasin. Ao lado do juiz, tomou uma mamadeira de leite e ouviu que a acusação contra ele tinha sido retirada, mas mantida contra a sua família.

Bebê de 9 meses é acusado de tentativa de homicídio no paqusitão - AFP/STR - AFP/STR
Imagem de bebê chorando enquanto tinha as impressões digitais tiradas rodou o mundo
Imagem: AFP/STR

Uma dúzia de membros da família do bebê foi acusada de tentativa de homicídio de um dos policiais que tentaram acabar com um confronto entre um grupo de moradores e funcionários de uma companhia de gás, segundo o jornal "Dawn".

"A polícia disse ao tribunal que a acusação de Mosa no caso do ataque à polícia e a funcionários da companhia de gás foi um erro humano e que Mosa não estava sendo acusado", disse o advogado Irfan Sadiq. A maioridade penal no país passou de 7 para 12 anos em 2013, com exceção de casos de terrorismo.

O caso gerou um debate sobre o funcionamento do sistema judiciário no Paquistão, após a imagem da criança chorando enquanto tinha as impressões digitais tiradas rodou o mundo quanto teve que comparecer à audiência pela primeira vez.

A polícia abriu uma investigação interna para determinar por que o menor foi acusado junto com o resto de seus familiares. O oficial Kashif Muhammad, que estava no cena do crime e prestou as acusações, foi suspenso.

A polícia informou ao juiz Rafaqat Ali Qamar neste sábado que o bebê "não era mais requerido no caso". O avô Yassin acusou a polícia de fabricar as acusações para beneficiar um rival da família que queria retirá-la do território, e que para isso teria obtido uma ordem para remover o fornecimento de gás da casa. (Com agências internacionais)

Relembre: Bebê é acusado de tentativa de assassinato no Paquistão