Topo

Terremoto de magnitude 7,2 atinge balneário de Acapulco, no México

Bombeiros inspecionam muro que caiu em Colonia Juarez, no México, após terremoto nesta sexta-feira - José Méndez/EFE
Bombeiros inspecionam muro que caiu em Colonia Juarez, no México, após terremoto nesta sexta-feira Imagem: José Méndez/EFE

Do UOL, em São Paulo

18/04/2014 11h59Atualizada em 18/04/2014 18h07

Um forte terremoto atingiu o México nesta sexta-feira (18), segundo o Serviço Geológico dos EUA. Não há registro de vítimas por enquanto, de acordo com a Defesa Civil.

"Não tenho até o momento [informações de] danos humanos", disse Luis Felipe Puente, coordenador da Defesa Civil, à emissora de TV "MVS", acrescentando que houve cortes no serviço de energia elétrica em algumas áreas da Cidade do México, a capital. Puente também informou, pelo Twitter, o registro de variações de no máximo 40 centímetros no mar, sem alerta de tsunami.

Mapa - terremoto no México -  -

Inicialmente, o Serviço Geológico dos EUA havia divulgado que a magnitude do tremor era de 7,5, mas depois a informação foi revisada para 7,2. O sismo ocorreu às 9h28 do horário local (11h28 em Brasília), e dados preliminares indicam que o epicentro se situou no Estado de Guerrero, no sul do país, perto da cidade de Tecpan --situada sobre a costa do Pacífico--, a cerca de 10 km de profundidade.

O terremoto também atingiu o balneário de Acapulco, onde estão muitos mexicanos e turistas por conta do feriado da Semana Santa. No sul, além de Guerrero, o sismo foi sentido em Oaxaca e Chiapas e, no leste, em Veracruz.

Na capital, o tremor durou cerca de 30 segundos, com prédios balançando enquanto as pessoas fugiam às ruas. No bairro central Roma, por exemplo, foram registrados cortes de energia e alguns edifícios tiveram as janelas quebradas.

Réplicas serão sentidas ao longo do dia. De acordo com fontes do Serviço Sismológico Nacional, após o tremor foram registradas 76 réplicas com magnitudes de 3,5 a 4,8.

Em 1985, um terremoto de magnitude 8,1 deixou milhares de mortos e destruiu diversos edifícios na Cidade do México. (Com agências internacionais)