Topo

''Vamos terminar a guerra mais longa da América de forma responsável'', diz Obama

Do UOL, em São Paulo

27/05/2014 16h16Atualizada em 27/05/2014 18h07

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira (27) que a retirada gradual das tropas norte-americanas do Afeganistão deve ocorrer “de forma responsável” e deve respeitar a decisão do governo afegão.  

“Vamos dar um fim à guerra mais longa da América de forma responsável”, afirmou Obama durante um pronunciamento na Casa Branca, em Washington. O atual conflito teve início em 2001, como uma reação aos ataques terroristas contra os EUA, que aconteceram em 11 de setembro do mesmo ano.

Mais cedo, oficiais do governo confirmaram que os Estados Unidos vão manter 9.800 soldados no Afeganistão após o fim da missão de combate internacional no próximo mês de dezembro. Em 2015, apenas metade deste efetivo deverá permanecer no país. Porém, isso ocorrerá apenas se houver um acordo bilateral com o governo afegão.

“O futuro do Afeganistão precisa ser decidido pelos afegãos”, disse o presidente norte-americano.

Retirada gradual

Até o final de 2016, o número de soldados, que inclui uma contribuição de outros países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), será reduzido progressivamente ao mínimo necessário para operações de segurança e trabalhos diplomáticos.

Atualmente, os Estados Unidos mantêm 32 mil soldados no Afeganistão. A permanência das tropas no país depende da assinatura de um acordo de segurança, rejeitado pelo atual presidente afegão, Hamid Karzai.

Porém, dois candidatos à presidência do Afeganistão, cuja eleição ocorre no próximo mês, já adiantaram que assinarão o tratado de segurança caso assumam o cargo.   

Obama destacou que a maioria dos soldados que estão em missão no Afeganistão são jovens, destacando que é “um sacrifício extremo” para eles e suas famílias a convocação para servirem no país estrangeiro.

“Começamos um novo capítulo da liderança da América ao redor do mundo”, concluiu o presidente em seu discurso.