Topo

Leia trechos de carta deixada por adolescente britânica vítima do câncer

Athena Orchard, 13 anos, escreveu o texto pouco antes de morrer vítima de um câncer raro e terminal nos ossos - Reprodução/Daily Mail
Athena Orchard, 13 anos, escreveu o texto pouco antes de morrer vítima de um câncer raro e terminal nos ossos Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

05/06/2014 15h56

Athena Orchard, 13, uma jovem de Leicester (Reino Unido) que morreu após complicações de um câncer nos ossos. Enquanto passava pelo tratamento, ela escreveu uma carta atrás do espelho de seu quarto, com mensagens de otimismo e esperança a família e amigos.

Os pais de Athena descobriram a carta atrás do espelho apenas após sua morte. Ela parece ter sido escrita aos poucos pela adolescente, que passou por uma cirurgia e quimioterapia, mas não resistiu.

A mãe de Athena, Caroline Orchard, afirma que a filha adorava escrever e era muito otimista. "Ler suas palavras nos faz sentir como se ela ainda estivesse aqui entre nós, porque ela tinha um espírito incrível."

Abaixo, leia alguns trechos da carta de Athena, publicados pelo “Daily Mail”:

- “A felicidade de nós. Talvez ela não seja sobre o final feliz, talvez ela seja sobre a história.”

- “O propósito da vida é a vida de um propósito. A diferença entre o ordinário e o extraordinário é aquele pequeno extra.”

- “Felicidade é uma direção, não um destino. Obrigada por vocês existirem. Sejam felizes, sejam livres, crédulos, eternamente jovens. Vocês sabem meu nome, não minha história.”

- “Vocês sabem o que eu fiz, mas não pelo o que eu passei.”

- “O amor é como um vidro, que parece encantador, mas é fácil de quebrar.”

- “O amor é raro, a vida é estranha, nada dura e as pessoas mudam. Todo dia é especial, então o aproveite, você pode descobrir uma doença letal amanhã, então aproveite muito cada dia. A vida é apenas ruim se você a fizer ruim.”

- “Se você ama alguém, então eles não irão deixá-lo ir embora não importa quão difícil a situação está. Lembre-se de que a vida é cheia de altos e baixos.”

- “Nunca desista de algo no qual você não consegue parar de pensar um só dia. Eu quero ser a garota que torna os dias ruins melhores e aquela que faz você dizer ‘minha vida mudou desde que eu a conheci!’”

- “O amor não é você dizer eu te amo –é você mostrar que ele é de verdade. O amor é como o vento, você pode senti-lo, mas não pode vê-lo. Estou esperando para me apaixonar por alguém que abra meu coração.”

- “O amor não é como você enxerga o futuro com aquela pessoa, é como você não consegue enxergar sua vida sem aquela pessoa. Somente eu posso me julgar. Às vezes, o amor machuca. Agora estou lutando contra eu mesma. Os sonhos são minha realidade. Dói, mas tudo bem, estou acostumada.”

- “Não seja rápido em me julgar, você apenas pode enxergar o que eu escolhi para mostrar a você. Eu apenas quero me divertir e ser feliz sem ser julgada.”

- “Essa é minha vida, não é a sua, então não se preocupe com o que eu faço. Pessoas vão odiá-lo, avaliá-lo, quebrá-lo, mas o quão forte você é em suportar isso, é o que faz você... você!”

- “Não há necessidade de chorar, porque eu sei que vocês estarão ao meu lado.”