Topo

Atentado durante exibição de jogo do Brasil mata crianças na Nigéria

Atentado a bomba mata torcedores que assistiam ao jogo do Brasil - AP Photo/Adamu Adamu
Atentado a bomba mata torcedores que assistiam ao jogo do Brasil Imagem: AP Photo/Adamu Adamu

Do UOL, em São Paulo

18/06/2014 11h27Atualizada em 18/06/2014 12h40

Um atentado matou ao menos 14 pessoas, a maioria crianças, na noite desta terça-feira (17) em Damaturu, no Estado de Yobe, na Nigéria. Elas estavam reunidas em um cinema da cidade, onde um telão passava o jogo entre Brasil e México da Copa do Mundo, quando houve o ataque.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pela ação, mas as suspeitas recaem sobre o grupo extremista islâmico Boko Haram, que considera o futebol uma "perversão ocidental". Outros atentados em áreas públicas durante partidas de futebol foram atribuídos ao grupo nos últimos anos.

Muitos torcedores foram internados no hospital em estado grave. "A situação é ruim. Muitas vítimas estão muito mal. O número de mortos pode aumentar", disse à Agência Efe uma enfermeira que pediu para não ser identificada. 

"As vítimas são jovens e crianças pequenas. Eles têm queimaduras e fraturas ósseas", disse um representante do hospital de Damaturu à agência de notícias AFP.

Há relatos de que até 27 pessoas podem ter morrido.

Mais de 60 pessoas morrem em atentados no Quênia

Testemunhas disseram à agência Reuters que um terrorista deixou um dispositivo em frente ao local antes de fugir, mas também há versões de que um homem-bomba realizou o ataque.

Segundo testemunhas citadas pelo diário "Daily Truste", uma bomba explodiu em um triciclo estacionado perante o cinema Jamilu Cross Fire. "Escutamos um atordoante barulho e o povo começou a gritar pedindo ajuda. Eu saltei acima da cerca e busquei refúgio. Só Deus sabe quantas pessoas perderam a vida", comentou um sobrevivente citado pelo jornal.  

Segundo o chefe da polícia de Yobe, Sanusi Ruf'ai, o atentado aconteceu 15 minutos após o início do jogo. "As vítimas são jovens e crianças. Os mortos estão no necrotério do hospital enquanto cuidamos dos feridos que sofreram fraturas e queimaduras", informaram fontes médicas. 

O governo da Nigéria tem aconselhado a população a evitar aglomerações durante os jogos da Copa. Muitos fãs de futebol na África têm se reunido em locais informais, muitas vezes estruturas montadas em lojas e ruas, para assistir ao vivo às partidas.

O futebol é o esporte nacional e possui muito torcedores. Multidões se reúnem para ver a seleção nigeriana "Super Eagles" em campo.

No início deste mês, pelo menos 40 pessoas morreram em um ataque com bomba em um bar do estado setentrional de Adamawa, onde dezenas de pessoas acompanhavam pela televisão um jogo de futebol. O atentado obrigou o governo desse Estado a proibir a projeção de partidas do Mundial do Brasil em movimentados estabelecimentos públicos.  

O Boko Haram também já havia sido responsabilizado por um ataque durante jogos de futebol, no nordeste de Adamawa, que matou 14 pessoas e feriu outras 12.

Yobe e Adamawa são dois dos três Estados do norte que tiveram emergência declarada pelo governo da Nigéria para combater os insurgentes islâmicos, que tentam impor um Estado islâmico na Nigéria. Em abril, o grupo sequestrou mais de 200 alunas de uma escola em Chibok, no norte do país.

Ontem (17), o Exército da Nigéria afirmou que prendeu 486 pessoas suspeitas de terem ligação com a milícia, após interceptar 33 ônibus, que levavam 486 passageiros com idades entre 16 e 24 anos.  

Embora os detidos, incluindo oito mulheres, tenham assegurado que seguiam do norte ao sul do país em busca de trabalho, os militares os detiveram porque nenhum deles foi capaz de dizer o lugar exato para onde se dirigiam. (Com agências internacionais)