Topo

Briga doméstica pode ter motivado massacre no Texas, diz polícia

Ronald Lee Haskell, 33, em foto divulgada pela polícia do Condado de Harris. Ele foi indiciado pelo homicídio de seis pessoas, entre elas quatro crianças - Divulgação/Polícia do Condado de Harris/Reuters
Ronald Lee Haskell, 33, em foto divulgada pela polícia do Condado de Harris. Ele foi indiciado pelo homicídio de seis pessoas, entre elas quatro crianças Imagem: Divulgação/Polícia do Condado de Harris/Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/07/2014 15h48Atualizada em 10/07/2014 15h48

Uma briga doméstica após um divórcio foi apontada pela polícia como possível motivo para o assassinato a tiros de seis pessoas na cidade de Spring, Estado do Texas (EUA).

Ronald Lee Haskell, 33, foi capturado pela polícia após três horas de perseguição e indiciado pelo homicídio de seis parentes de sua ex-mulher.

Os quatro menores de idade mortos seriam sobrinhos da ex-mulher de Haskell: um garoto de 4 anos, um adolescente de 14 anos e duas meninas de 7 e de 9 anos. Eles não tiveram os nomes divulgados. As outras duas vítimas eram os pais deles: Stephen Robert Stay, 39, e sua mulher, Katie, 33.

A sétima vítima, que sobreviveu à chacina, é filha de Haskell, segundo a Associated Press. Foi a adolescente de 15 anos que ligou pedindo socorro à polícia. Ela teria dito que seu pai tinha saído do local onde a família foi morta em direção à casa de seus avós, também com o objetivo de matá-los.  A informação permitiu que a polícia prendesse o atirador antes que chegasse ao destino.

“Aparentemente isso foi motivado por um problema doméstico com o divórcio na família, segundo a testemunha nos relatou”, disse Mark Herman, assistente-chefe adjunto da Delegacia do Condado de Harris.

O atirador chegou à casa dos parentes de sua ex, no subúrbio de Spring, vestindo uniforme de uma empresa de entregas. Ele encontrou os filhos do casal no local e esperou pela chegada dos pais antes de atirar nas vítimas.

A filha adolescente de Haskell escapou, segundo as autoridades, se fingindo de morta. Ela teve uma fratura no crânio causada pela bala e está internada em estado grave.

Câmeras de TV captam cerco a atirador suspeito de matar uma família no Texas - Reprodução/ABC News - Reprodução/ABC News
Câmeras de TV captam cerco a atirador suspeito de matar uma família no Texas
Imagem: Reprodução/ABC News

Incidentes similares

O tiroteio é o mais recente de uma série de incidentes similares em um condado assolado pela violência com armas de fogo.

O presidente americano, Barack Obama, assinalou que é necessário um "exame de consciência nacional" diante da violência com armas de fogo.

No dia 23 de maio, um estudante matou seis pessoas e cometeu suicídio na Califórnia. Em 5 de junho, um homem matou uma pessoa e feriu outras duas com arma de fogo em um campus de Seattle.

No mesmo mês, um casal matou dois policiais e um civil em Las Vegas; e um adolescente matou um estudante de 14 anos em um escola do Oregon. (Com AP e Time)