Topo

Cessar-fogo de três dias é negociado na Ucrânia para investigação de acidente

Do UOL, em São Paulo

17/07/2014 16h48

Separatistas pró-Rússia indicaram que pode haver  um cessar-fogo de até três dias no leste da Ucrânia para permitir que seja feito o trabalho de resgate no local da queda do voo MH17, da Malaysia Airlines.

As informações, segundo a Reuters, são da agência de notícias da Rússia RIA, citando um líder rebelde.

Os rebeldes, que combatem o governo central da Ucrânia, mantém conversas com representantes de autoridades do país para permitir o acesso ao local de organizações internacionais, disse o primeiro-ministro da autoproclamada República Popular de Donetsk, Alexander Boraday.

Vídeo amador mostra momento da explosão do avião

Ucrânia, Rússia e rebeldes negam ter abatido avião

Rebeldes separatistas da região leste da Ucrânia, onde o avião caiu, negaram qualquer envolvimento. "Nós simplesmente não temos esse sistema de defesa aérea", de acordo com a agência Interfax.

Além disso, o governo da República Autoproclamada de Donetsk, que controla a área onde ocorreu o acidente, afirmou que passará as caixas-pretas do avião para autoridades russas. “Em Moscou, eles têm especialistas de alta competência que poderão determinar a causa do acidente, apesar de parecer óbvia em todo o caso”, disse o vice-premiê Andrey Purgin.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, também negou que o Exército do país tenha participação. "Nós não descartamos que esse avião tenha sido derrubado e reforçamos que as Forças Armadas da Ucrânia não agiram contra alvos aéreos".

"Este é o terceiro evento trágico nos últimos dias, quando aeronaves militares ucranianas An-26 e Su-25 foram derrubadas em território russo", diz a declaração do presidente. 

Segundo Svatoslav Tsegolko, assessor do presidente da Ucrânia, Poroshenko acredita que um "ato terrorista" foi a causa da queda do avião da Malásia. "Poroshenko crê que esse avião foi abatido: não é um incidente, não é uma catástrofe, mas um ato terrorista", disse Tsegolko, segundo a Reuters.

O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, afirmou que é “estupidez” acusar o país de envolvimento no acidente com o MH17. A suspeita havia sido levantada logo após o acidente pelo ministro das Relações Exteriores de Kiev, Pavlo Klimkin, que alegou “ter evidências” sobre a participação russa na queda da aeronave. (Com agências)

Trajeto do voo MH17 - Arte/UOL - Arte/UOL
Voo ia de Amsterdã (Holanda) para Kuala Lumpur (Malásia)
Imagem: Arte/UOL