Topo

Resgate de corpos pode demorar com destroços do voo MH17 espalhados por 15 km

Do UOL, em São Paulo

17/07/2014 20h08

O resgate e identificação dos 298 passageiros e tripulantes do voo MH17, da Malaysia Airlines, podem demorar dias em razão do estado e localização dos corpos --há destroços do avião espalhados por até 15 km. Após ser abatido por um míssil, o Boeing 777 caiu em uma área rural na cidade de Grabovo, no leste da Ucrânia e próximo à fronteira com a Rússia. Não há sobreviventes.

Um repórter da “Associated Press” contou 22 corpos próximos ao epicentro da queda do avião. Outro correspondente afirmou ter visto partes de corpos a mais de 500 metros desse ponto. Uma repórter do NYT relatou que alguns corpos estavam intactos e ainda nos assentos do avião.

Segundo relato de Harriet Salem, repórter do “Guardian”, no local do acidente é possível avistar partes de corpos dos passageiros espalhados junto ao que restou da fuselagem do avião. “Os restos do que parece ser uma jovem foram arremessados a 500 metros do epicentro do acidente, enquanto um pé desmembrado pode ser visto na estrada que leva à vila”, descreve.

Um morador local, identificado apenas como Alexander, estava trabalhando a cerca de cem metros da queda do avião e disse que teve medo de que ele caísse sobre sua cabeça. Outro fazendeiro disse que estava em seu trator quando ouviu a explosão. “Então vi o avião cair no chão e se partir em dois”, contou.

Outros moradores pensaram que um bombardeio estava acontecendo. Um casal disse que foi jogado no chão com o impacto subsequente à explosão do avião. A casa deles e parte do quintal ficaram danificadas.  

Noah Sneider, correspondente que colabora para o “New York Times”, afirmou no Twitter ter visto corpos “por toda a parte”. “Isso é um desastre absoluto”, lamentou em um post.

De acordo com o vice-presidente da Malaysia Airlines, Huib Gorter, o voo MH17 tinha 154 holandeses, 27 australianos, 23 malasianos, 11 indonésios, seis britânicos, quatro alemães, quatro belgas, três filipinos e um canadense. Outros 47 passageiros ainda não tiveram a nacionalidade divulgada. Os 15 tripulantes eram da Malásia.

A aeronave ia de Amsterdã (Holanda) para Kuala Lumpur (Malásia) com 298 pessoas. O avião levava 283 passageiros e 15 tripulantes. A lista oficial dos passageiros ainda não foi divulgada. (Com agências)

Trajeto do voo MH17 - Arte/UOL - Arte/UOL
Voo ia de Amsterdã (Holanda) para Kuala Lumpur (Malásia)
Imagem: Arte/UOL