Topo

Caixas-pretas de avião da Malaysia Airlines são entregues a equipe malaia na Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

21/07/2014 17h52Atualizada em 21/07/2014 19h27

A Malásia chegou a um acordo com Aleksander Borodai, líder de um grupo separatista rebelde no leste da Ucrânia, sobre as caixas-pretas do Boeing 777, da Malaysia Airlines, que foi abatido por um míssil na semana passada, de acordo com o primeiro-ministro malaio, Najob Razak.

Por volta das 9h desta segunda-feira (21), pelo horário da Ucrânia, as duas caixas-pretas da aeronave foram entregues a uma equipe malaia que está em Donetsk.

O acordo também incluiu autorização para retirada dos corpos de vítimas da tragédia. Pelo acordo, os restos de 282 pessoas seriam transportados de trem de Torez para Kharkiv. Lá, seriam entregues a representantes da Holanda. Razak não especificou o que aconteceu com os demais corpos. A aeronave caiu na Ucrânia em 17 de julho com 298 pessoas a bordo.

Os restos mortais foram transportados a Amsterdã em um avião militar Hercules C130 da Holanda, com seis membros de uma equipe malaia.

"Ainda há trabalho a ser feito, trabalho que depende de comunicação contínua e de boa fé. Até o momento o sr. Borodai e seu pessoal deram sua cooperação", disse Razak.

Por fim, investigadores internacionais terão acesso seguro ao local do desastre e permissão para começar seu trabalho.
 
"Sob circunstâncias difíceis e fluidas, temos analisado os problemas que nos ocupam a todos: obter evidências vitais sobre o avião, lançar uma investigação independente e, acima de tudo, recuperar os restos dos que perderam a vida."

Entenda como funcionam as caixas-pretas dos aviões