Topo

Presidente da Ucrânia ordena cessar-fogo na região onde avião caiu

Do UOL, em São Paulo

21/07/2014 09h04Atualizada em 21/07/2014 10h13

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, ordenou um cessar-fogo em um raio de 40 quilômetros em torno do local onde caiu o Boeing 777 da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo, na última quinta-feira (17).

"Eu dei a ordem. Os militares ucranianos não devem realizar operações nem abrir fogo em um raio de 40 quilômetros ao redor do local da tragédia", declarou Poroshenko nesta segunda-feira (21).

A aeronave caiu perto de Grabovo, em Donetsk (leste ucraniano), e há suspeitas de que os separatistas pró-Rússia que controlam a região há meses tenham abatido o avião com equipamentos recebidos de Moscou. Investigações do serviço de inteligência dos Estados Unidos concluíram que o voo MH17 caiu após ser atingido por um míssil disparado de um local dominado pelos milicianos.

Embora o Conselho de Segurança da ONU e a comunidade internacional já tenham pedido o fim da violência e a cooperação dos separatistas para que agentes internacionais possam trabalhar no resgate dos corpos das vítimas, continua a tensão entre militares ucranianos e os insurgentes no local.

Milicianos armados controlam tudo o que é feito na área e estão, inclusive, recolhendo corpos das vítimas e os empilhando em vagões frigoríficos, de acordo com informações das agências internacionais de notícias.

Trajeto do voo MH17 - Arte/UOL - Arte/UOL
Voo ia de Amsterdã (Holanda) para Kuala Lumpur (Malásia)
Imagem: Arte/UOL

Nesta segunda-feira, moradores de Donetsk deixaram a cidade as pressas após disparos de tiros em confrontos armados perto de uma estação de trem; micro-ônibus levavam dezenas de rebeldes para a área central da cidade.

Pouco antes das 10h, no horário local, foram ouvidos os primeiros disparos no bairro Oktiabrski, perto de um mercado de carros.

"Muita gente se foi. Não voltarão até que comece a escola [em 1º de setembro]. Todas as lojas estão fechadas", disse um motorista à agência EFE.

"Está perigoso perto da estação ferroviária", declarou o Conselho Municipal da cidade em sua página na internet, pedindo que os moradores da área fiquem em suas casas.

De acordo com o Conselho, um prédio de nove andares localizado entre a estação de trem e o aeroporto de Donetsk foi danificado durante um bombardeio, levando à suspensão do transporte ferroviário.

Um porta-voz do Conselho de Segurança da Ucrânia disse que o Exército não estava por trás de nenhuma explosão em Donetsk hoje após a acusação dos separatistas de que tanques ucranianos estavam entrando na região.

"Nós temos ordens estritas para não recorrer a ataques aéreos e artilharia na cidade. Se existe algum combate na cidade, nós temos informação de que é um pequeno grupo autônomo que está lutando contra os terroristas", afirmou Andriy Lysenko, porta-voz do Conselho de Segurança da Ucrânia.

Os hotéis de Donetsk estão quase vazios e seus únicos clientes são os jornalistas que viajaram até a cidade para reportar a queda do avião.