Topo

Preso britânico se gaba no Facebook de conseguir drogas 'muito mais fácil' na prisão

Preso usa rede social para se gabar da facilidade do acesso a drogas, bebidas e videogames em prisão britânica - Daily Mail/Reprodução
Preso usa rede social para se gabar da facilidade do acesso a drogas, bebidas e videogames em prisão britânica Imagem: Daily Mail/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/07/2014 20h53

Um preso postou uma foto no Facebook para ostentar a vida que leva em uma penitenciária de Merseyside, na Inglaterra. A publicação, segundo o tabloide britânico "Daily Mail", foi feita através de um celular contrabandeado.

Na imagem, Dale Done, condenado a oito anos de prisão pela morte do melhor amigo ao bater um carro roubado, aparece sem camisa e com os braços cruzados com a descrição de ser "muito mais fácil" beber, usar drogas e jogar videogame atrás das grades.

Done foi preso em 2009. Três anos mais tarde foi colocado em liberdade condicional, mas preso logo em seguida por violar as condições.

A mãe da vítima de Done, Julie Harding, disse ter ficado inconformada com a situação. "Ele deveria estar sendo punido, o que envolve contato zero com o mundo exterior."

A conta do preso no Facebook já foi bloqueada e o telefone confiscado. Os presos, de acordo com a legislação britânica, são proibidos de atualizar suas contas nas redes sociais enquanto estiverem cumprindo as sentenças. Também não é permitido que a atualização seja feito por terceiros fora da prisão.

Os presos que forem pegos violando as regras, como afirmou o Ministério da Justiça do Reino Unido, serão "despojados de privilégios". Dados oficiais apontam que, desde 2010, 549 prisioneiros tiveram suas respectivas contas no Facebook desativadas.