Topo

Al Jazeera diz que sua sede em Gaza foi atacada

Do UOL, em São Paulo

22/07/2014 08h19Atualizada em 22/07/2014 09h02

A Al Jazeera afirmou nesta terça-feira (22) que sua sede na Cidade de Gaza foi alvo de disparos feitos por forças israelenses, sem deixar feridos. No mesmo prédio ficam os escritórios da agência de notícias americana Associated Press.

Mark Regev, porta-voz do governo israelense, reagiu às denúncias dizendo que "Israel não dispara contra jornalistas".

Segundo a jornalista Stefanie Dekker, da Al Jazeera, foram disparados tiros contra o edifício. 

"Temos certeza de que os disparos partiram de Israel e não do Hamas", afirmou Tamer al-Misshal, outro jornalista da Al Jazeera.

"Nos disseram que foi um erro, mas que de qualquer maneira era melhor que não voltássemos a nos aproximar", afirmou à Efe um dos jornalistas que estavam sentados na frente do edifício, protegidos com capacetes e coletes a prova de bala.

O Exército israelense bombardeia há 14 dias a faixa de Gaza, onde já morreram mais de 600 palestinos. Do lado israelense, o conflito já deixou 29 mortos.

Segundo autoridades palestinas, 3.640 pessoas ficaram feridas.

Além disso, cerca de 300 imóveis civis e casas particulares, dois hospitais e pelo menos uma mesquita foram bombardeados, apesar das exigências da lei humanitária internacional sobre a proteção de civis em pontos de conflito.

Na noite de segunda (21), foi totalmente destruída a mesquita dos Mártires de al-Aqsa, construída no centro de Gaza após a Segunda Intifada, poucas horas antes de os fiéis se dirigirem a ela para a primeira reza do dia.