Topo

Cartão de crédito de passageiro do MH17 foi usado na Ucrânia, dizem parentes

O piloto de helicóptero Cameron Dalziel morreu no voo MH17; sua mulher, Reine, teve de cancelar os cartões de crédito dele porque estavam sendo usados - Reprodução/Facebook
O piloto de helicóptero Cameron Dalziel morreu no voo MH17; sua mulher, Reine, teve de cancelar os cartões de crédito dele porque estavam sendo usados Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

24/07/2014 17h41

A mulher de Cameron Dalziel, sul-africano com passaporte britânico que morreu no voo MH17, teve de cancelar os cartões de crédito do marido porque eles estavam sendo usados na Ucrânia. A informação foi dada pelo irmão dela, Shane Hattingh, em entrevista à rede americana “CNN”.

Ao ser perguntado sobre como a irmã estava lidando com a perda do marido, Hattingh contou que ela ainda não tinha tido tempo de luto, porque estava ocupada com questões logísticas, como “cancelar os cartões de crédito dele porque pessoas estavam se aproveitando disso na Ucrânia”.

Hattingh disse também que a família tinha recentemente se mudado para a Malásia e que o cunhado estava na Holanda participando de uma conferência. Dalziel trabalhava como piloto de helicópteros de resgate e tinha dois filhos.

Saques

Autoridades ucranianas alertaram, no dia seguinte ao incidente com o MH17, que dinheiro, joias, objetos pessoais e até cartões de créditos das 298 vítimas do voo MH17 da Malaysia Airlines estavam sendo saqueados na área controlada por rebeldes pró-Rússia.

"Temos informações de que terroristas saqueadores estão coletando não apenas dinheiro e joias dos passageiros do Boeing mortos, como também os cartões de crédito das vítimas", disse Anton Gerashchenko, assessor do governo de Kiev.

"Meu pedido humilde é para que os parentes das vítimas bloqueiem esses cartões, para que não percam dinheiro para os terroristas."