Topo

Equipes de buscas pelo voo AH5017 acham corpos em destroços no Mali

Do UOL, em São Paulo

24/07/2014 19h33Atualizada em 24/07/2014 20h20

Equipes de buscas encontraram corpos em meio a destroços queimados do voo AH5017 da Air Algérie, segundo um oficial do Exército do Mali. Os restos do avião foram encontrados perto da vila de Boulikessi, a 50 km da fronteira de Burkina Fasso. No entanto, ainda não há informação sobre o número de vítimas, nem se há sobreviventes. Trata-se de uma zona desértica de difícil acesso.

O general Gilbert Diendere, que confirmou terem sido encontrado corpos, chefia o comitê de crise criado para coordenar as buscas pelo avião. Diendere afirmou que os restos do avião foram achados com a ajuda de habitantes locais. “Foram achados restos humanos e destroços do avião completamente queimados e espalhados”, disse à “AP”.

Participam do resgate membros das Forças Armadas da França, além de integrantes da Minusma (sigla da Missão Integrada da ONU de Estabilização no Mali).

O voo AH5017 havia partido de Uagadugu, capital de Burkina Fasso, em direção a Argel, capital argelina, e sumiu dos radares 50 minutos após a decolagem.  

Segundo a companhia aérea espanhola Swiftair, dona do avião modelo MD-83, estavam a bordo 110 passageiros e seis tripulantes.

De acordo com o ministro dos Transportes de Burkina Fasso, Jean Bertin Ouedrago, o piloto do AH5017 pediu para mudar de rota à 1h38 por causa de uma tempestade. O avião enviou sua última mensagem por volta de 1h30, quando fez a solicitação ao controle aéreo de Níger, justificando que havia fortes chuvas na região.

O ministro Jean Bertin Ouedrago afirmou que estavam no avião 51 franceses, 27 burquinenses, oito libaneses, cinco canadenses, seis argelinos, quatro alemães, dois luxemburgueses, um suíço, um belga, um ucraniano, um egípcio, um nigeriano, um camaronês e um malinês. Os seis tripulantes são espanhóis.

O incidente é mais uma na sequência de ocorrências aéreas internacionais dos últimos dias. Na semana passada, um avião da Malaysia Airlines com 298 pessoas  (a maioria cidadãos da Holanda) caiu no leste da Ucrânia quando voava de Amsterdam (Holanda) para Kuala Lumpur (Malásia). O governo dos Estados Unidos acusa separatistas pró-Rússia que controlam a região de terem derrubado o Boeing  777 que fazia o voo MH17.

Na quarta (24), um avião da TransAsia Airways caiu nas ilhas Penghu, em Taiwan, com 58 pessoas (a maioria de Taiwan)–ao menos 48 morreram. O avião que fazia o voo GE222 tentava fazer um pouso de emergência quando caiu. Ainda não há confirmações sobre as causas do acidente, mas acredita-se que a passagem do tufão Matmo pela região tenha complicado as condições de tráfego aéreo. (Com agências internacionais)

Avião que caiu no Mali levava principalmente franceses