Topo

Primeiro-ministro da Ucrânia renuncia ao cargo; interino é nomeado

Do UOL, em São Paulo

24/07/2014 12h22Atualizada em 24/07/2014 14h35

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseny Yatseniuk, entregou sua renúncia ao Parlamento nesta quinta-feira (24) depois de repreender os políticos por não aprovarem leis sobre energia e orçamento para aumentar o financiamento do Exército. O vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Vladimir Groisman, foi nomeado como premiê interino.

"Anuncio a minha renúncia em conexão com o colapso da coalizão e o bloqueio às iniciativas do governo", disse ele ao Parlamento.

Dois partidos ucranianos anunciaram horas antes sua saída da coalizão majoritária no Parlamento para permitir que o presidente Petro Poroshenko convoque nova eleição e "livre".

Políticos e ativistas se queixam de que a Ucrânia, embora tenha um novo presidente, ainda precisa eleger um novo Parlamento, algo que não foi feito depois da derrubada em fevereiro do presidente Viktor Yanukovich, aliado da Rússia, e também acusam os aliados do líder deposto de prejudicar a atividade parlamentar.

De acordo com a Constituição ucraniana, o Parlamento tem 30 dias para tentar uma nova coalizão. Se isso fracassar, o presidente então dissolve a Casa e convoca eleições. (Com agências internacionais)