Topo

Australiano diz que gata recém-adotada salvou casa de ser incendiada

O australiano Matt Clayton diz que sua gata, Tilly, adotada de um abrigo, miava sem parar olhando para o teto da casa - Reprodução/7News
O australiano Matt Clayton diz que sua gata, Tilly, adotada de um abrigo, miava sem parar olhando para o teto da casa Imagem: Reprodução/7News

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 15h27Atualizada em 31/07/2014 15h27

O australiano Matt Clayton diz que sua gata, adotada de um abrigo para animais há três semanas, salvou a casa da família de ser destruída por um incêndio ao alertá-lo de que havia algo errado no teto.

Em entrevista ao “7News”, Clayton disse que se preparava para ir ao trabalho – sua mulher estava e filhos já haviam saído – quanto a gata vira-lata Tilly começou a miar sem parar.

“Ela ficava olhando para mim e para o teto”, contou Clayton, acrescentando que não sentiu cheiro nenhum de fumaça no local. O caso ocorreu em Melbourne, na Austrália, na última terça-feira (30).

Dada a insistência de Tilly em ronronar e miar olhando para o teto, Clayton mexeu no lustre acima de sua cabeça. “Dei um leve puxão no lustre e a fumaça começou a sair”, disse o australiano, que então chamou os bombeiros.

31.jul.2014 -  O fogo na casa de Matt Clayton poderia ter se espalhado em apenas 20 minutos, disseram os bombeiros, porque há um isolamento no teto feito de palha comprimida - Reprodução/7News - Reprodução/7News
Bombeiros disseram que o fogo poderia ter se espalhado rapidamente pela casa devido ao isolamento no teto feito de palha comprimida
Imagem: Reprodução/7News

Ken Campbell, chefe dos bombeiros local, disse que o fogo poderia ter se espalhado em apenas 20 minutos para o restante da casa, porque há um isolamento no teto feito de palha comprimida – altamente inflamável.

“Se Tilly não estivesse ali, certamente teria acontecido uma catástrofe”, afirmou Campbell. O bombeiro acredita que a gata sentiu o cheiro da fumaça e, por instinto de sobrevivência, alertou o dono. (Com "Daily Mail" e Mashable)